Conteúdo da Notícia

Oficina do Laboratório de Inovação do Judiciário cearense promove desenvolvimento de habilidades criativas

Ouvir: Oficina do Laboratório de Inovação do Judiciário cearense promove desenvolvimento de habilidades criativas

Servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciaram, nessa segunda-feira (19/10), capacitação para dominar ferramentas e conceitos voltados a soluções inovadoras, que poderão ser aplicadas na melhoria dos serviços judiciais.

Na oficina virtual do Laboratório de Inovação, que prossegue até a próxima quinta-feira (22), os participantes vão desenvolver as habilidades criativas por meio da metodologia de design thinking, que consiste em técnicas colaborativas para modelagem de serviços e resolução de problemas. Os trabalhos são conduzidos pelo consultor André Tamura, diretor da WeGov, empresa voltada para aprendizado e inovação no setor público.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Organizacional do TJCE, Welkey Costa do Carmo, a capacitação é um desdobramento das oficinas promovidas em julho deste ano, quando houve a construção da carta de serviços do Laboratório. Na ocasião, os participantes delimitaram que seria um espaço de apresentação de ideias disruptivas e criativas, de experimentação e fortalecimento da cultura de inovação, com o intuito de promover a efetiva prestação jurisdicional.

“Definidas as diretrizes de atuação, agora estamos focados na forma de prestação do serviço, que se dará por meio da metodologia de design thinking, aplicada a problemas reais da instituição. Nosso propósito até quinta-feira é apresentar protótipos de soluções para aplicação em problemas escolhidos ao longo da oficina. Se as ideias se mostrarem viáveis, poderão entrar no portfólio de projetos estratégicos do Tribunal”, explicou Welkey Costa.

FOCO NA TECNOLOGIA
Aberto a magistrados, servidores e parceiros do TJCE, o Laboratório de Inovação tem como objetivo desenvolver, em caráter permanente, soluções necessárias ao aprimoramento da gestão pública. Durante as oficinas, são pensadas alternativas tecnológicas ou não, com foco no aumento da produtividade, segurança e qualidade da informação, tendo em vista o cenário de mudanças e a possibilidade de acessar a Justiça de qualquer lugar.

O Laboratório terá apoio financeiro do empréstimo obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de parceria com o Governo do Estado. Nos próximos cinco anos, serão investidos cerca de R$ 35 milhões de dólares em transformação digital.