Conteúdo da Notícia

Nupemec conclui segunda etapa  do curso de Mediação e Conciliação

Nupemec conclui segunda etapa do curso de Mediação e Conciliação

Ouvir: Nupemec conclui segunda etapa do curso de Mediação e Conciliação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) encerrou, nesta quarta-feira (07/05), as aulas presenciais do curso de Mediação e Conciliação. O evento ocorreu na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e contou com a presença da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo.

Na ocasião, a magistrada afirmou que “o objetivo é fazer com que cada unidade judiciária tenha pelo menos um servidor ou terceirizado capacitado para atuar em mediação e conciliação, de forma a cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça”. A desembargadora disse ainda que a conciliação pode ser a solução para a redução da quantidade de processos no Judiciário.

A servidora Maria Angélica Tabosa, da 11ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, destacou a importância do treinamento. “A iniciativa é excelente porque permitirá dar maior celeridade aos processos e diminuir os conflitos”.

Também estiveram presentes ao encerramento os juízes Carlos Henrique Garcia de Oliveira, coordenador do Nupemec, Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho, coordenador da Esmec, e Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua (Cejusc/FCB).

A qualificação é composta de três etapas. A primeira foi realizada em abril deste ano e consistiu em aulas a distância. Na fase presencial, que contou com 38 participantes, a programação incluiu ética do conciliador e mediador, simulados e estudos de casos.

A última fase é o estágio supervisionado, em que o aluno terá seis meses para realizar dez sessões de conciliação e mediação.