Conteúdo da Notícia

Nupaci do TJCE completa um ano de atuação com 103 mil expedientes produzidos e 49 unidades auxiliadas

Ouvir: Nupaci do TJCE completa um ano de atuação com 103 mil expedientes produzidos e 49 unidades auxiliadas

O Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci) completou um ano de atuação no último dia 17 de maio, chegando à marca de 49 unidades auxiliadas e mais de 103 mil expedientes produzidos. O órgão foi criado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a finalidade de auxiliar as unidades judiciárias das comarcas interioranas na elaboração e processamento de expedientes.

Em resumo, o objetivo da iniciativa, com sede nas Comarcas do Crato e Eusébio, é agilizar as demandas da população por todo o Estado ao contribuir para agilizar o cumprimento de atos judiciais, reduzir a taxa de congestionamento e aumentar a produtividade, além de promover a padronização dos procedimentos das unidades assistidas.

“Durante o primeiro ano de atuação, o Nupaci auxiliou 49 unidades judiciais e produziu mais de cem mil expedientes. Mas a importância da atuação vai além dos números efetivamente apurados, tendo em vista que desempenhou funções relevantes, que não podem ser contabilizadas, tais com a promoção de saneamento de filas processuais, uniformização de rotinas de trabalho, saneamento do sistema SAJ e SEEU e capacitação das equipes das unidades apoiadas. Tais procedimentos auxiliam não apenas unidades judiciais de todo o Interior, mas, em última análise, podem ser sentidas pelo próprio jurisdicionado, garantindo-lhe celeridade na obtenção da prestação jurisdicional”, explicou a juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, que supervisiona os trabalhos do Núcleo.

A magistrada é a encarregada de elaborar um plano de gestão trimestral, informando as unidades judiciárias que serão assistidas e os trabalhos que deverão ser realizados no Núcleo, que é subordinado administrativamente à Assessoria de Articulação Interna e Priorização do 1º Grau, coordenada pela Presidência do TJCE

O NUPACI EM NÚMEROS

103.537 expedientes produzidos

28.659 correções de assuntos para o Datajud

2.787 correções de movimentação para a plataforma Datajud

1.209 designações de audiências do Cejusc de Juazeiro do Norte

49 unidades auxiliadas