Conteúdo da Notícia

Núcleo de Mediação de Conflitos promove reunião com empresas que têm mais processos na Justiça

Núcleo de Mediação de Conflitos promove reunião com empresas que têm mais processos na Justiça

Ouvir: Núcleo de Mediação de Conflitos promove reunião com empresas que têm mais processos na Justiça

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), promoveu reunião, nesta sexta-feira (10/05), com advogados das empresas que têm mais processos no Judiciário cearense. A supervisora do Nupemec, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, mediou o encontro.

A iniciativa teve como objetivo discutir a melhor maneira de solucionar conflitos por meio de conciliação. A medida faz parte do cumprimento de meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa reduzir o número de processos.

Representantes de 14 empresas, entre instituições financeiras, prestadoras de serviços e operadoras de planos de saúde, concordaram em apresentar ao Núcleo uma relação das ações que têm interesse em conciliar. São processos que tramitam no Fórum Clóvis Beviláqua, nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) de Fortaleza, nas Turmas Recursais e no TJCE.

Foi dado prazo de 30 dias para o envio da lista. Posteriormente, serão marcadas datas para realização de mutirões específicos de cada empresa.

A advogada Natália Lola, do Banco Itaú, destacou que é preciso “conscientizar a todos da importância de buscar a esfera administrativa antes de recorrer ao Judiciário”. Para o representante do Banco Panamericano, Adriano Costa, “a iniciativa vai ao encontro dos interesse da empresa, que pretende reduzir o número de litígios”.

A reunião também contou com a presença das juízas Helga Medved, coordenadora do Núcleo; Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua; e Ijosiana Cavalcante Serpa, coordenadora dos JECCs de Fortaleza.