Conteúdo da Notícia

Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica recebe visita de procuradora

Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica recebe visita de procuradora

Ouvir: Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica recebe visita de procuradora

O Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher (Nuah), ligado à Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, recebeu, nesta quinta-feira (27/09), a visita da procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Ceará, Maria Magnólia Barbosa da Silva. O objetivo do encontro foi propor pacto de cooperação entre os dois núcleos, visando consolidar e ampliar as atividades.

Durante a visita, a procuradora elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do Nuah e se dispôs a colaborar com a iniciativa, que visa ajudar na reeducação e reinserção social de infratores da Lei Maria da Penha. “Vamos juntos levantar essa bandeira, para que as ações se fortaleçam e se tornem política pública do Poder Judiciário”, afirmou.

Segundo Maria Magnólia Barbosa da Silva, o Núcleo Pró-Mulher capacitará os infratores atendidos pelo Nuah, visando conscientizá-los sobre as consequências da violência doméstica. Essa capacitação já foi oferecida, pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP/CE), a diversos públicos, como policiais militares, bombeiros, guardas municipais e professores de escolas públicas e privadas.

A juíza Maria das Graças Almeida de Quental, titular da Vara de Penas Alternativas, agradeceu a colaboração do Ministério Público, destacando a “sensibilidade e solidariedade da procuradora, que traz um forte incentivo ao projeto”.

O Nuah é desenvolvido por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará. Atualmente, o projeto desenvolve encontros de sensibilização com agressores que estão em liberdade provisória, buscando o enfrentamento da violência e prevenção da criminalidade.