Conteúdo da Notícia

Núcleo de Apoio Jurisdicional de Canindé contabiliza mais de 6 mil atendimentos em doze meses

Núcleo de Apoio Jurisdicional de Canindé contabiliza mais de 6 mil atendimentos em doze meses

Ouvir: Núcleo de Apoio Jurisdicional de Canindé contabiliza mais de 6 mil atendimentos em doze meses

O Núcleo de Apoio Jurisdicional (NAJ) da Comarca de Canindé, localizada a 120 km de Fortaleza, registou número expressivo de atendimentos ao longo de 2011. Ao todo, foram 6.128, divididos em 15 serviços prestados à comunidade.
Entre as atividades estão aconselhamentos, visita às escolas, encaminhamentos diversos, orientações, apresentação de exames de DNA, visitas e reuniões. Destaque para a quantidade de atendimentos pessoais (3.262), encaminhamentos judiciários (886) e prestação de informações (915).
Por meio do projeto ?A Justiça na sua Comunidade?, foram visitados cinco estabelecimentos de ensino, beneficiando 416 pessoas, incluindo estudantes. O número de termos de reconhecimento voluntário de paternidade chegou a 147.
O Núcleo, ligado à Diretoria do Fórum de Canindé, foi criado pela Portaria nº 005/2009, assinada pelo juiz Antônio Josimar Almeida Alves. Segundo o magistrado, a quantidade de atendimentos prestados vem crescendo, demonstrando que o objetivo do setor, que é garantir o direito de justiça e cidadania de foram rápida e eficaz, está sendo cumprido.
O êxito das atividades se deve também às parcerias com diversos órgãos e instituições. O trabalho do NAJ permite acordos extrajudiciais, conciliação de conflitos de caráter familiar, na maioria, reconhecimentos de paternidade e visitas domiciliares e institucionais como instrumentos técnico-operativos para a elaboração de relatórios sociais que subsidiam as decisões nos processos judiciais.
O Núcleo é formado pelo juiz Antônio Josimar Almeida Alves e pelos servidores Josefina Costa Lima, Maria Iara Ribeiro Serafim, Francisca Adejane Pereira Germano, Ana Valéria Macedo Oliveira, Crisla Maria Bessa Medeiros, Francisco de Assis Soares Araújo, Raimundo Nonato Silva Freitas. Também fazem parte os estagiários voluntários Michele Secundino Cruz, Domingos Marcos Pires Coelho, Francisca Jônia Sampaio Uchoa e Zeleide Araújo Ferreira.