Conteúdo da Notícia

Nordeste também aprova parceria e gestão itinerante da AMB

Ouvir: Nordeste também aprova parceria e gestão itinerante da AMB

21.03.11
A segunda região a receber o modelo de gestão itinerante da AMB foi a do Nordeste. Nesta segunda-feira (21), em Fortaleza, a diretoria da AMB iniciou o projeto de interiorização e integração da Magistratura e de parceria com as Associações estaduais em favor de uma administração democrática, compartilhada e participativa. Participaram do encontro, os presidentes de cinco Associações estaduais ? Ceará, Alagoas, Piauí, Paraíba e Sergipe -, que apresentaram suas reivindicações e expectativas perante a nova AMB.
No encontro, foram discutidos temas de interesse da Magistratura, entre eles, as condições de trabalho, a segurança dos Magistrados e a realização de uma gestão compartilhada, democrática e participativa.
O projeto de integração, valorização e interiorização da Magistratura nacional também foi aprovado pelos Magistrados do Nordeste, a exemplo do que aconteceu no sábado, em Manaus, com as Associações do Norte do País. ?Fico satisfeita com o alto índice de participação. A Magistratura precisa abrir esse espaço para debater e encaminhar soluções para unir os interesses da Magistratura?, disse a vice-presidente de Interiorização, Maria Luiza Santana Assunção.
O coordenador da Justiça Estadual, Walter Pereira, ressaltou que o evento no Nordeste representa um grande avanço da AMB. ?Esse trabalho pode auxiliar as associações, além de colher delas as propostas, as sugestões e as preocupações. Isso tudo vai nos ajudar a definir metas e ações de trabalho para resultados práticos?, previu.
Os encontros serão regionais, e a próxima reunião será em Curitiba, no dia 26 de março, às 9 horas, na sede da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), com a participação das Associações das regiões Sul e Sudeste.
Além da vice-presidente de Interiorização e do coordenador da Justiça Estadual, participaram do encontro o diretor da Secretaria de Interiorização, Flávio Fenoglio Guimarães, e a Subcoordenadora Regional da Justiça Estadual, Maria Luiza de Moura Mello. Também participaram, o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Marcelo Roseno; o presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Paulo César Cavalcante Macêdo; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Pedro Ivens Simões de França; o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Antônio Silveira Neto, e o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Airton Medeiros.
Confira os depoimentos dos participantes da reunião:
Maria Luiza Santana Assunção – vice-presidente de Interiorização
?Esses encontros regionais são muito importantes, primeiro porque valoriza a posição da base. Com isso, estamos criando uma identidade real dos anseios da Magistratura. Ouvimos o Norte e o Nordeste e também vamos ouvir o Centro-Oeste, o Sul e o Sudeste. Fico satisfeita com o alto índice de participação. A Magistratura precisa abrir esse espaço para debater, encaminhar soluções para unir os interesses da classe?
Flávio Fenoglio ? diretor da Secretaria de Interiorização
?O evento foi muito válido porque é uma iniciativa inédita da AMB pela busca da interiorização. Nós ouvimos os colegas e percebemos que cada um tem um pleito e que, na maioria das vezes, ele é comum, inclusive, de outros Estados, não só daqui do Nordeste. É importante fazermos essas reuniões, periodicamente, para estabelecermos uma relação mais estreita com a diretoria da AMB e os setores do interior?
Walter Pereira – coordenador da Justiça Estadual
?O evento hoje na região Nordeste reuniu a maioria dos presidentes das Associações e representa um avanço muito grande para a entidade nacional porque vem trazendo a sua expectativa no que pode auxiliar as associações, além de colher delas as propostas, as sugestões e as preocupações. Isso tudo vai nos ajudar a definir metas e ações de trabalho para obtenção de resultados práticos?
Maria Luiza de Moura Mello ? Subcoordenadora Regional da Justiça Estadual
?Nosso propósito é dar as mãos. Estamos aqui reunidos porque a união faz a força e para que possamos tirar coisas boas dos interesses de todos os Estados do Nordeste na defesa dos direitos dos Magistrados?
Marcelo Roseno ? presidente da ACM
?A reunião demonstrou que necessitamos dessa articulação a nível nacional. Estamos buscando junto à AMB a antecipação do Conselho de Representantes e a definição de algumas estratégias, com problemas que estão na agenda do dia, como a questão da recomposição dos subsídios, da jurisdição eleitoral e da relação da Magistratura com o CNJ. Essa iniciativa é louvável, e a gente espera que esses pleitos tenham êxito no movimento associativo?
Paulo César Cavalcante Macêdo ? presidente da Amase
?O simples fato de a AMB tomar a iniciativa de interiorização, em si, já é um ganho digno de louvor. Foi muito bom para estabelecer um canal de comunicação efetivo e personalizado, saindo da frieza da relação das instituições e passando para um campo de conhecimento pessoal entre os vice-presidentes, coordenadores e presidentes das Associações, o que aprofunda o diálogo?
Pedro Ivens Simões de França- presidente da Almagis
?Foi frutífera a reunião porque a gente já antecipou alguns temas que serão tratados com mais rigor pelo Conselho de Representantes, em Brasília. Conseguimos dar encaminhamento para situações que consideramos importantes e que precisam ser tratadas com bastante urgência, como a recomposição de subsídios, a questão da Justiça Eleitoral, entre outros. A gente precisa caminhar mais rápido?
Antônio Silveira Neto – presidente da AMPB
?Foi importante a reunião para que a diretoria da AMB receba as reivindicações da Magistratura, principalmente sobre os temas que se referem à questão da recomposição dos nossos subsídios e à questão da Justiça Eleitoral?
Airton Medeiros ? presidente Amapi
?Foi uma iniciativa muito boa porque permitiu que a associação local demonstrasse as suas preocupações. Em muitos casos, a demanda de um Estado acaba refletindo nos demais, e essa é uma oportunidade de discutir essas questões com um grupo menor e ouvir cada um?
*Com informações da Assessoria de Comunicação da ACM