Conteúdo da Notícia

Mutirão financeiro no Fórum termina com quase 80% de acordos

Mutirão financeiro no Fórum termina com quase 80% de acordos

Ouvir: Mutirão financeiro no Fórum termina com quase 80% de acordos

O Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais finalizou, nesta sexta-feira (27/05), o mutirão financeiro ?Somando Esforços, Multiplicando Soluções?. Ao longo da semana, foram realizadas 178 audiências, das quais 141 resultaram em acordo, totalizando quase 80% de êxito.
Para a juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, coordenadora do Grupo de Auxílio, o resultado é positivo por dois aspectos. ?O principal é a satisfação das pessoas que conseguiram resolver as questões que as atormentavam, como poder quitar a casa própria e solucionar dívidas pessoais?, considerou.
Além disso, segundo a magistrada, o mutirão conseguiu contribuir para a redução do acervo processual das Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza, de onde eram originadas as ações incluídas na força-tarefa. ?O número de processos finalizados em uma semana de mutirão representa o total da demanda média de duas Varas Cíveis em um mês?, comparou.
O mutirão ?Somando Esforços, Multiplicando Soluções? contemplou ações revisionais, de busca e apreensão, reparação de danos e recuperação de crédito, todas envolvendo o Banco Bradesco.
Uma das beneficiadas pela iniciativa foi a empresária S.C.A.V.. Ela realizou empréstimo junto ao Bradesco, em 2003, mas não conseguiu quitar a dívida. Durante o mutirão financeiro, entretanto, a cliente aceitou o desconto oferecido pelo banco e as partes celebraram o acordo. ?A proposta foi boa, por isso vou conseguir quitar minha dívida. Considero os mutirões de conciliação eficazes porque as audiências são bem rápidas?, comemorou.