Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário insere ex-detentos no mercado de trabalho

Ouvir: Mutirão Carcerário insere ex-detentos no mercado de trabalho

02.10.09
Na manhã de hoje, 6ª.feira (02/10), um pintor profissional saiu de casa, na periferia de Fortaleza, com o intuito de conseguir um emprego para garantir o sustento da família. Tudo o que ele queria era retomar a rotina de trabalho, quebrada há quatro anos, quando ele foi preso. A liberdade que desfruta agora foi possível com a progressão para o regime aberto, concedido durante o Mutirão Carcerário do Ceará.
Antes de enfrentar a resistência do mercado de trabalho com ex-presidiários, ele resolveu procurar a coordenação do Mutirão em busca de um emprego. Depois de expor suas aptidões profissionais, foi encaminhado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), uma das parceiras no projeto ?Liberdade com Cidadania?, que tem o objetivo de promover a ressocialização dos egressos do sistema prisional.
Na 2ª.feira, o pintor será encaminhado à Sejus para receber o reencaminhamento e poder pôr em prática as suas habilidades, ao mesmo tempo em que cumpre a pena. “Não é só a preocupação de se fazer cumprir a lei, é também a necessidade de as pessoas conseguirem se sustentar fora do crime, com dignidade”, enfatizou David Cruz, analista judiciário da Justiça Federal, à disposição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Essa preocupação com a situação do ex-detento é o que norteou a criação do Comitê Gestor do projeto ?Liberdade com Cidadania?, idealizado pelo juiz federal Marcelo Lobão, representante do (CNJ), que conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Pastoral Carcerária, Defensoria Pública, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Eu só quero voltar a trabalhar. Tenho vários cursos profissionais, mas a condição de ex-presidiário dificulta muito as coisas”, lamentou o apenado, ao dizer que está otimista com a nova oportunidade.
Fonte: TJ/Ceará