Ministros do STF batem boca
- 1464 Visualizações
- 23-04-2009
23.04.09
Brasília. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa bateram boca ontem, durante o julgamento de duas ações – referentes ao pagamento de previdência a servidores do Paraná e à prerrogativa de foro privilegiado.
´Vossa excelência me respeite. Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua, ministro Gilmar. Faça o que eu faço´, afirmou Barbosa.
Em resposta, Mendes disse que ´está na rua´. Barbosa, por sua vez, voltou a atacar; ´Vossa Excelência não está na rua, está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro.´ Irritado, Mendes também pediu ´respeito´ a Barbosa.
Os ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello atuaram como ´bombeiros´ para tentar encerrar o bate boca. Barbosa chegou a afirmar que Mendes não estava falando com os seus ´capangas de Mato Grosso´. ´É uma intervenção normal regular. A reação brutal, como sempre, veio de Vossa Excelência. Eu simplesmente chamei a atenção para as conseqüências dessa decisão´, afirmou Barbosa. Mendes reagiu: ´ Vossa Excelência disse que faltei aos fatos. Não é verdade.´
Em tom irônico, Barbosa disse que Mendes agiu com a sua tradicional ´gentileza´. Mendes devolveu dizendo que Barbosa deu ´lição de lhaneza´.