Conteúdo da Notícia

Mensalão do DF – Tem magistrado envolvido

Ouvir: Mensalão do DF – Tem magistrado envolvido

02.12.2009
?A Corregedoria Nacional de Justiça abriu procedimento administrativo nesta terça-feira para apurar a suposta participação de três desembargadores do TJ-DF (Tribunal de Justiça) do Distrito no esquema de corrupção na gestão do governador José Roberto Arruda (DEM).
A abertura do procedimento foi assinada pelo ministro Ives Gandra, conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que substitui temporariamente o ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça, que está em viagem ao exterior.
Os desembargadores Getúlio Pinheiro Sousa, Romeu Gonzaga Neiva e José Cruz Macedo terão 15 dias para prestarem informações ao CNJ sobre o envolvimento de seus nomes nas denúncias de corrupção no governo do DF. A reportagem não localizou os magistrados para comentar o assunto.
Arruda é suspeito de participar de um esquema de corrupção que envolveria a distribuição de dinheiro para políticos da base aliada. Ele aparece recebendo dinheiro num vídeo gravado pelo ex-secretário Durval Barbosa. Arruda nega irregularidades.
Hoje, a Executiva Nacional do DEM decidiu abrir processo disciplinar contra o governador. Ao final, o processo pode resultar na expulsão de Arruda do partido. Dividido, o DEM decidiu dar oito dias de prazo para Arruda se defender. Também haverá dois dias para elaboração do relatório. O partido marcou para o dia 10 o julgamento do processo aberto contra o governador do DF.
Na reunião, um grupo de integrantes do DEM ?os senadores Demóstenes Torres (GO), José Agripino (RN) e o deputado Ronaldo Caiado (GO)? pediram a expulsão imediata de Arruda.
Mas foram voto vencido no encontro. O grupo do presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), conseguiu aprovar a proposta que dá prazo de defensa a Arruda. Segundo Demóstenes, Rodrigo disse que a decisão de dar prazo para a defesa poderia ser creditada a ele.?
(Folha Online)