Conteúdo da Notícia

Matador do turista é novamente solto

Ouvir: Matador do turista é novamente solto

17.09.2010 polícia
Vandir Bezerra Rodrigues é acusado de dois assassinatos e outros crimes
MIGUEL PORTELA
Acusado ganha a liberdade mais uma vez, após seu advogado alegar “excesso de prazo” na Justiça
Pela segunda vez, a Justiça coloca em liberdade um homem acusado de crimes de assalto, porte ilegal de arma, formação de quadrilha e, ainda, um latrocínio (roubo seguido de morte) em que um turista brasiliense foi executado durante assalto nas dunas do Cumbuco, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Trata-se de Antônio Vandir Bezerra Rodrigues, 34.
A libertação do acusado ocorreu na última quarta-feira (15), quando Vandir foi liberado mediante um alvará de soltura assinado pelo juiz de Direito Michel Pinheiro, titular da Vara Única do Júri e das Execuções Criminais da Comarca de Caucaia. O magistrado acatou o pedido de liberdade impetrado em favor do réu pelo advogado criminalista Airton Amorim.
Prazo
Em dezembro de 2006, Vandir foi capturado durante uma intensa investigação feita pela Polícia Civil, através da delegada Alexandra Medeiros, então titular do 31º DP (Cumbuco). Na época, Vandir foi preso juntamente com seus comparsas Erivelton Araújo Ângelo Oliveira, Antônio Cleuter Silva de Sousa e Vanglelison Martins de Paula. A quadrilha confessou ter assassinado o geólogo Marcus Leandro Andrade Teixeira, então com 31 anos de idade, que estava de férias no Ceará.
O assalto aconteceu quando o geólogo, junto com a namorada, Camila Ferreira Chaves Martins, contemplava a beleza das dunas do Cumbuco e tirava fotografias. Os quatro bandidos apareceram. Vandir confessou que foi o autor do tiro que matou o turista. O turista foi baleado no tórax. Meses depois, o advogado Airton Amorim conseguiu libertar seu cliente, alegando que houve “excesso de prazo na formação da culpa”, isto é, a Justiça não cumpriu o prazo legal para juntar provas e levar o réu ao julgamento.
Depois disso, já em liberdade, Vandir voltou a delinquir. Acabou preso durante uma perseguição policial ocorrida no dia 7 de fevereiro último, em Iparana, Caucaia. Sua quadrilha foi a responsável pela morte de José Airton Araújo Filho e lesões graves contra Fausto Chaves Ferreira e Paulo Ricardo dos Santos Ferreira. O crime ocorreu no ´Bar do Siri´.
Vandir e seus comparsas Robério dos Santos Menezes e Francisco Tiago Martins da Silva foram capturados pela PM com três armas de fogo, depois de uma intensa perseguição policial que só terminou no Pedágio, na Barra do Ceará.
De novo
Ao ser preso junto com seus novos comparsas, Vandir foi autuado, em flagrante, por homicídio, lesão corporal, formação de quadrilha, resistência à prisão e desobediência.
Agora, o acusado voltou a ser posto em liberdade. Seu advogado alegou o mesmo motivo do processo anterior.