Conteúdo da Notícia

Mais de dois mil processos já estão agendados para I Semana Estadual da Conciliação e Mediação do TJCE

Ouvir: Mais de dois mil processos já estão agendados para I Semana Estadual da Conciliação e Mediação do TJCE

Com o objetivo de fortalecer o espírito da cidadania, o Poder Judiciário cearense promoverá, de 12 a 16 de junho, a I Semana Estadual da Conciliação e Mediação. Até esta quarta-feira (31/05), 2.087 processos já foram agendados pelas unidades judiciárias da Capital e do Interior.

De acordo com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), os magistrados têm até o dia 9 de junho fazer os agendamentos das audiências no Sistema de Controle de Conciliações (SCONC). Os juízes poderão convocar mediadores e conciliadores cadastrados para conduzir as sessões.

As pessoas interessadas em incluir o processo na pauta do evento devem procurar a unidade onde tramita a ação ou fazer o pedido por meio do formulário Quero Conciliar, disponível no Portal do TJCE.

Em caso de dúvidas, as unidades judiciárias podem entrar em contato com o Nupemec por meio do e-mail nupemec@tjce.jus.br ou pelo WhatsApp Business: (85) 34929065 (inativo para ligações).

AÇÕES EDUCATIVAS NO INTERIOR

Em Juazeiro do Norte, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Regional do Cariri promoverá palestras de conscientização sobre a importância da conciliação e da mediação. No dia 12 de junho, das 8h às 11h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a juíza Samara de Almeida Cabral, titular do 2º Juizado Especial de Juazeiro do Norte e magistrada responsável pelo Cejusc Regional do Cariri, falará sobre “Métodos adequados de resolução de conflitos” para gestores e professores.

Já na terça-feira, dia 13 de junho, a partir das 18h, a programação será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Juazeiro do Norte. Advogados, auxiliares da Justiça, estudantes do de Direito, conciliadores e mediadores judiciais são esperados para o evento. O painel “A mediação de conflitos e a cultura do consensualismo na Justiça: do empoderamento à cidadania”, contará com participação da juíza Samara Cabral. O segundo painel será sobre “Os desafios da nova Advocacia frente aos métodos autocompositivos”, com o advogado Wllisses do Nascimento Thel. Entre as mediadoras estão a servidora Amanda Anastácio, coordenadora do Centro Judiciário Regional do Cariri, e a advogada Joana Carvalho, presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-JN.