Conteúdo da Notícia

Mais de 1.800 processos são solucionados em dois dias de conciliação no Ceará

Ouvir: Mais de 1.800 processos são solucionados em dois dias de conciliação no Ceará

Nos dois primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, foram realizadas 4.074 audiências, das quais 1.858 geraram acordos no Ceará, representando um percentual de 45,61%. Somente em Fortaleza, 39,40% das mais de 900 sessões foram finalizadas com uma decisão conjunta das partes.
No Fórum Clóvis Beviláqua, a Central de Conciliação participa da campanha. Foi lá que o consumidor W.D., cliente do Banco Bradesco, resolveu seu impasse judicial. Ele teve a carteira roubada há dois anos e acionou a instituição financeira para bloquear seu cartão que, no entanto, continuou sendo utilizado indevidamente. O nome do consumidor acabou inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.
Ele ajuizou ação de reparação de danos contra o Bradesco e a loja Casa Pio, que autorizou venda sem conferir a documentação do comprador. W.D. pleiteou indenização de R$ 10 mil. Na tarde desta terça-feira, as partes fizeram um acordo que resultou em ressarcimento no valor de R$ 1.400,00. ?Fico satisfeito em poder sair daqui com o problema resolvido?, destacou.
Desde ontem (29/11), a Central de Conciliação do Fórum registrou 33% de acordos nas audiências. Para o desembargador aposentado e conciliador José Edmar de Arruda Coelho, a Semana Nacional da Conciliação ?é um evento que vai ao encontro da sociedade brasileira promovendo uma reflexão sobre a cultura de paz?.
O evento, que segue até a próxima sexta-feira (03/12), é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorre em todo o País. No Ceará, participam da ação o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Fórum Clóvis Beviláqua e os Juizados Especiais, além de todas as comarcas do Interior. Até o fim desta semana, 15 mil sessões conciliatórias devem ser promovidas.
Conciliação Interior
Nos dois primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, as comarcas do Interior realizaram 3.078 audiências, sendo 2.716 na área cível e 362 na criminal. Ao todo, foram efetivados 1.466 acordos, o que representa percentual de 47,63%.
O Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Iguatu foi a unidade com o maior número de acordos celebrados. Das 204 audiências realizadas, foram registrados 134 conciliações. Em seguida, vem a Vara Única da Comarca de Independência, que promoveu 123 audiências com 62 acordos.
No Interior, a campanha é coordenada pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado. Com o tema ?Conciliando a gente se entende?, as audiências estão ocorrendo pela manhã e à tarde, em todo o Estado.