Conteúdo da Notícia

Magistrados e servidores do TJCE participam de  aula-espetáculo do escritor Ariano Suassuna

Magistrados e servidores do TJCE participam de aula-espetáculo do escritor Ariano Suassuna

Ouvir: Magistrados e servidores do TJCE participam de aula-espetáculo do escritor Ariano Suassuna

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) promoveu na tarde dessa quarta-feira (14/08) aula-espetáculo do escritor, advogado, professor e teatrólogo paraibano Ariano Suassuna. O evento, que reuniu 200 pessoas entre magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual, foi conduzido pelo diretor da Escola, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo. O juiz federal José Vidal da Silva Neto foi convidado para apresentar o palestrante.

Durante uma hora, Suassuna falou das “Raízes Populares da Cultura Brasileira”. De forma leve, ensinou e divertiu o público, especialmente ao apresentar fotografias de suas viagens pelo Brasil. Os registros estão no livro “O Decifrador”, do genro e artista plástico Alexandre Nóbrega, que há dez anos o acompanha.

Amante da leitura e do circo, o paraibano de 86 anos de idade se descreveu como um defensor da cultura nacional. “Eu meti na cabeça que o povo brasileiro me deu a missão de defender a cultura. Saí de casa dia 1º de agosto. Passei pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e cheguei ao Ceará. Estou fazendo essas viagens para divulgar a cultura brasileira”.

Para o coordenador da Escola, juiz Antonio Pinheiro Klein Filho, a aula-espetáculo “vem a engrandecer a missão da Esmec de dar a todos os magistrados a oportunidade do convívio com a cultura em geral. Ariano tem de sobra riqueza sobre a vida e inspira as pessoas”.

O desembargador Haroldo Máximo destacou que Suassuna é “o maior pensador vivo do país e maior representante da cultura popular brasileira, por isso a Esmec ficou honrada em recebê-lo”. Lembrou, ainda, que o art. 2º do regimento da instituição determina a garantia do aprimoramento intelectual de magistrados e servidores do Poder Judiciário para maior contribuição aos serviços de apoio à atividade jurisdicional e disse que outras palestras estão sendo programadas até o final de 2014.