Conteúdo da Notícia

Magistrados do TJCE conhecem projeto parceiro do Judiciário sobre mediação de conflitos no 2º Distrito Policial

Ouvir: Magistrados do TJCE conhecem projeto parceiro do Judiciário sobre mediação de conflitos no 2º Distrito Policial

Ações do Núcleo Consensual de Mediação de Conflitos, da Polícia Civil do Estado, foram destaques nesta segunda-feira (05/09), durante visita dos desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e Carlos Alberto Mendes Forte, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), ao 2º Distrito da polícia Civil, bairro Meireles, em Fortaleza. Intitulado “Calma! Vamos conversar?, o Núcleo funciona desde outubro de 2019. A parceria colabora para desafogar as delegacias e o Judiciário quanto ao volume de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Estamos otimistas em saber que a própria polícia, dentro da sua estrutura, tem trabalhado com essa matéria importantíssima que é a mediação de conflitos. Além de se resolver o problema, a mediação também tem o objetivo de trazer a paz, diminuindo a dor que a pessoa carrega dentro de si. Com o agravamento da pandemia, aumentou a intolerância entre as pessoas e o número de ocorrências tem aumentado. Portanto, nós, operadores do Direito e servidores públicos, devemos ajudar a propagar a paz e diminuir os conflitos, evitando a judicialização”, afirmou a presidente do Tribunal, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira.

O desembargador Carlos Alberto Mendes Forte reforçou a importância da iniciativa, pois é uma “forma de pacificação social, em que as partes podem escolher seu próprio estilo ao abdicar do conflito e buscando a tranquilidade e a paz em seu convívio social”. As ações do Núcleo evitam que demandas cheguem ao Judiciário como uma alternativa eficaz na resolução de pequenos conflitos registrados na delegacia.

A juíza Ana Kayrena da Silva Freitas, coordenadora do Nupemec, destacou a parceria entre os órgãos públicos. “A Polícia Civil está desempenhando as ações com muito zelo. O Nupemec está à disposição para parcerias de capacitação junto à Polícia Civil, para que sejam promovidas sessões com conciliadores e mediadores capacitados e assim obtenham melhores resultados”.

À frente do Núcleo Consensual da Polícia Civil, a delegada Rebeca Cruz classificou como “essencial a visita dos desembargadores do TJCE para conhecer o projeto, que futuramente será expandido, e que está contribuindo para a resolução de pequenos crimes a fim de que se evitem problemas maiores”.

A escrivã Ana Paula Lima Cavalcante agradeceu a ida da equipe do TJCE e afirmou que o projeto é uma “semente que está sendo plantada, mas que esperamos que seja frutificada na Polícia Civil. Nós temos conseguido 94% de acordos nas mediações realizadas. Queremos contar com o apoio do Judiciário para o projeto crescer ainda mais”.

Também esteve presente a juíza auxiliar da Presidência, Flávia Setúbal.

Presidente do TJCE (ao centro) durante a visita com delegados, escrivães e inspetores da Polícia Civil

CEPROD

Na ocasião, a equipe do TJCE também conheceu a Central de Procedimentos Digitais da Polícia Civil (CEPROD), composta por equipes de delegados e escrivães de Polícia que trabalham em regime de plantão de 24h, atendendo ocorrências flagranciais de cidades do Interior do Estado por meio de videoconferências.

Criada em dezembro de 2021, a CEPROD atualmente atende oito regiões do Interior, as quais abrangem 72 cidades, alcançando mais de 2 milhões de pessoas. Essa nova metodologia, além da otimização de recursos, trouxe mais transparência aos procedimentos policiais, uma vez que todos os atos são gravados e praticados por equipes especializadas na lavratura de procedimentos policiais flagranciais. Em 2022 já foram lavrados mais de 1.500 inquéritos policiais, 400 termos circunstanciados, além de 140 atos infracionais.