Conteúdo da Notícia

Magistrado dos EUA conhece Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum de Fortaleza

Magistrado dos EUA conhece Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum de Fortaleza

Ouvir: Magistrado dos EUA conhece Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum de Fortaleza

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza recebeu, na tarde desta quarta-feira (30/08), visita do juiz norte-americano Randell Lee Wilkinson. Segundo a coordenadora do setor, juíza Jovina d’Avila Bordoni, o objetivo foi “proporcionar a troca de experiências e conhecimentos sobre os meios autocompositivos, em especial a mediação, praticados tanto no sistema norte-americano como no brasileiro”.
O magistrado conheceu as salas destinadas para conciliação e mediação, além das salas onde ocorrem as oficinas de parentalidade. Na ocasião, ele afirmou ter sido um grande privilégio conhecer o Cejusc. “Eu tenho visitado vários Cejusc em outros estados do Brasil. Percebi que a organização daqui é fabulosa, eu fiquei impressionado com tudo que está sendo feito. A juíza explicou tudo muito bem, todo o serviço realizado. Além disso, percebi algumas ideias daqui que podem ser levadas para os Estados Unidos”, destacou. Atualmente, o Cejusc conta com cerca de oito mediadores e seis conciliadores.
O juiz Sérgio Parente, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), acompanhou a visita e ressaltou a importância da troca de experiências entre magistrados de diferentes países. “A ideia é que a gente também tenha noção de como a mediação e a conciliação funciona nos Estados Unidos. Ele veio conhecer nossa estrutura para poder ter um maior conhecimento das nossas iniciativas, como por exemplo, as Oficiais de Pais e Filhos, e todo o contexto da realização das audiências iniciais em razão do novo Código de Processo Civil (CPC)”.
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são órgãos do Poder Judiciário responsáveis pela realização de audiências de conciliação e mediação. Atuam especificamente na solução de conflitos pré-processuais e processuais, além de possuir um setor de cidadania.
PALESTRA
O magistrado norte-americano profere, às 19h desta quinta-feira (31/08), a palestra “Mediação: uma Comparação dos Desafios e Benefícios nos Estados Unidos da América e no Brasil”. O evento ocorrerá no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
A palestra é destinada, principalmente, a magistrados do Judiciário estadual, bem como para profissionais do Direito que atuam na área de solução de conflitos. Com carga horária de 3h/a, o evento está sendo realizado pela Esmec em parceria com a organização mundial Ruben Clarck.