Conteúdo da Notícia

Luiz Brígido assume TRE

Ouvir: Luiz Brígido assume TRE

Política Pág. 04 15.12.2009
O desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido foi empossado, na tarde de ontem, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Como vice, assumiu o desembargador Ademar Mendes Bezerra.
Os dois magistrados ocupavam interinamente a presidência e a vice-presidência do órgão desde o dia 22 de outubro. Agora, ficam efetivamente durante dois anos. A indicação dos dois partiu do Tribunal de Justiça (TJ) e a eleição foi efetuada pelos juízes do pleno do TRE, em sessão realizada em 9 de novembro.
No discurso de posse, Brígido se disse surpreso com sua volta ao Tribunal (ele era membro do TJ) e prometeu encabeçar ações que garantam lisura às eleições no Estado. Criticou ainda o escândalo do Distrito Federal, onde o governador José Roberto Arruda (sem partido, pois desfiliou-se do DEM) é acusado de comandar esquemas de distribuição de propinas a parlamentares.
Para o novo presidente do TRE, esse é um mal que precisa ser combatido. ?O caminho para varrer essas mazelas é encontrarmos soluções para termos uma imprensa vigilante, um Ministério Público ativo e um Judiciário que responda efetivamente, ainda que haja demora?, citou, lendo o trecho de uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo.
PERFIL
Luiz Gerardo de Pontes Brígido nasceu em Fortaleza e ingressou na magistratura em 1979. É formado em Direito e Letras e obteve todas as promoções por merecimento. Foi juiz em Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá, antes de se tornar titular da 20ª Vara Cível de Fortaleza. Na área eleitoral, foi juiz da 2ª Zona, auxiliar da corregedoria regional eleitoral, juiz do pleno do TRE e corregedor regional eleitoral.