Conteúdo da Notícia

LabLuz promove oficinas de inovação para potencializar a criatividade e auxiliar na resolução de desafios do Judiciário

Ouvir: LabLuz promove oficinas de inovação para potencializar a criatividade e auxiliar na resolução de desafios do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, nesta segunda-feira (08/04), as Oficinas de Design Thinking do Laboratório de Inovação (LabLuz). A programação segue até quinta-feira (11), na Escola da Magistratura do Ceará (Esmec), e tem como objetivo debater soluções a serem utilizadas para a inovação dentro do Poder Judiciário estadual.

Ministradas por André Tamura, fundador e diretor executivo da WeGov, as oficinas ocorrem de forma dinâmica e multidisciplinar, com foco nas pessoas. “Elas vêm para, a partir de desafios que o próprio Tribunal enfrenta, tentar entender melhor quais são esses estímulos e pensar em soluções para entregar mais valor dentro das próprias rotinas de trabalho. Portanto, são oficinas que transformam o jeito do servidor, do magistrado, o olhar, o próprio trabalho e, certamente, isso impacta na entrega de serviços para a população cearense”, explicou.

A abordagem é estruturada por três etapas que buscam disseminar aprendizados, avaliar e implementar projetos, identificar problemas, gerar ideias e desenvolver propostas. Encerrando a manhã desta segunda-feira, os participantes foram dispostos a um diálogo sobre a proteção ao meio ambiente e como utilizar o sistema judicial para proteger e garantir o cumprimento das leis ambientais, assegurando sustentabilidade para as futuras gerações.

 

Grupo discute ações de sustentabilidade

 

As próximas oficinas vão debater: a garantia de acesso à Justiça, com foco na expansão para comunidades marginalizadas, incluindo povos indígenas, pessoas com deficiência e comunidades rurais; mediação e resolução de conflitos extrajudiciais, que inclui ações para incentivar e facilitar a solução pacífica de litígios antes do início de um processo, reduzindo a carga do sistema judicial e promovendo a cooperação entre as partes; e comunicação e transparência do sistema judicial, para tornar os processos judiciais mais compreensíveis e acessíveis ao público.

Clique AQUI para se inscrever.

SERVIÇO
– Oficina 1

Dia 09/04, das 9h às 17h (com intervalo das 12h às 14h);
Temas: Proteger o meio ambiente e garantir o acesso à Justiça para todos.

– Oficina 2
Dia 10/04, das 9h às 17h (com intervalo das 12h às 14h);
Dia 11/04, das 9h às 13h;
Temas: Promover a mediação e a resolução de conflitos extrajudiciais e melhorar a comunicação e a transparência do sistema judicial com o público.

A WEGOV
A WeGov é um espaço de aprendizado que faz a inovação acontecer no setor público. Fundado em 2015 pelo casal André e Gabriela Tamura, suas principais premissas são: empoderar os agentes públicos, iluminar ideias e ações que possam ser replicadas e promover a aproximação interinstitucional entre agentes públicos das três esferas e dos três poderes.