Conteúdo da Notícia

Justiça suspende redução da tarifa de ônibus intermunicipal

Ouvir: Justiça suspende redução da tarifa de ônibus intermunicipal

08.02.10
A Justiça concedeu ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus) liminar que suspende a redução no valor das tarifas dos ônibus do sistema metropolitano de Fortaleza ? decisão imposta pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Arce).
Segundo informações do jornal O Povo, a Arce apresentou cálculos elaborados com base nas planilhas das empresas e aplicou corte médio de 8,5% no preço dos bilhetes. As empresas vão cobrar a tarifa menor determinada a partir desta segunda-feira (8), mas esperam retornar à tarifa anterior já nesta terça-feira (9).
Argumento
O Sindicato diz não ter havido cálculo de modo isento. De acordo com as empresas do ramo, não houve ainda, no período, nenhum fato relevante a justificar a redução de custos. Conforme informações do O Povo, uma série de pontos foram contestados nos cálculos. ?No primeiro anel do sistema metropolitano (Caucaia ? Fortaleza, por exemplo) a tarifa de R$ 2,00 foi reduzida para R$ 1,80. O valor coincide com a tarifa do sistema urbano, o que seria um indicador da incongruência?, diz o jornal.