Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense utiliza drone para auxiliar na reforma e ampliação de unidades

Ouvir: Judiciário cearense utiliza drone para auxiliar na reforma e ampliação de unidades

Com a capacidade de inspecionar, monitorar e fiscalizar obras de engenharia e arquitetura com o máximo possível de precisão, o drone tem sido utilizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no acompanhamento de obras em comarcas da Capital e Interior do Estado. O equipamento fornece dados precisos e possibilita aos gestores enxergarem o status real da obra, seja através de fotos, vídeos ou digitalização. Atualmente, ele está sendo usado para fazer levantamentos topográficos, inspeções prediais de unidades judiciárias, reparos em telhados e na resolução de processos administrativos e extrajudiciais de regularização fundiária, nos quais o Tribunal de Justiça figura como proprietário de imóvel.

A ferramenta está auxiliando na reforma e ampliação dos fóruns das Comarcas de Crato e Pacatuba e já acompanhou as reestruturações e construções prediais de Viçosa do Ceará e Várzea Alegre. “A utilização do drone no apoio de obras de construção e reforma de engenharia propicia uma excelente qualidade nas informações de levantamento em campo, como medidas e locações de elementos construtivos, economizando tempo e garantindo uma maior confiabilidade dos dados”, explica Carlos Riccieri Cavalcante Fernandes, coordenador de Orçamento e Fiscalização de Obras do TJCE.

O equipamento aéreo também possibilita visualizar locais de difícil acesso, permitindo a obtenção de fotos com angulação estratégica e amplo campo de visão. “Em uma utilização mais técnica, o drone permite, além da realização de topografia e inspeções prediais, a regularização e inventário patrimonial, fornecendo valiosas informações e possibilitando uma tomada de decisão, por parte dos gestores, mais assertiva”, reforça Afonso Henrique Lacerda Brito de Oliveira, fiscal de Obras e Contratos do TJCE.

ECONOMIA DE RECURSOS
Antes da aquisição do aparelho, o TJCE precisava licitar e contratar serviços de topografia para possibilitar o projeto e construção de novos fóruns. O drone tem feito esse serviço, dispensando a contratação de terceiros e de equipamentos complexos e mais caros, diminuindo custos. “No acompanhamento de reparos em telhados, por exemplo, nos quais os trabalhos são executados por empresa terceirizada, a vistoria com drone possibilita visualizar se, de fato, todas as telhas com problemas foram substituídas. Com isso, evita-se a necessidade de abertura de novo chamado de manutenção e danos maiores devido a infiltrações pluviais”, observa Afonso Henrique.

SAIBA MAIS
Os drones são um tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), controlados remotamente ou de forma autônoma, a depender do modelo. Por conta de fatores como precisão, agilidade e eficiência, eles estão sendo usados em vários setores como construção civil, entretenimento e atividades bélicas. O modelo utilizado pelo TJCE é o “Mavic 2”.