Conteúdo da Notícia

Justiça estadual prossegue com digitalização de acervo processual em comarcas do Interior

Justiça estadual prossegue com digitalização de acervo processual em comarcas do Interior

Ouvir: Justiça estadual prossegue com digitalização de acervo processual em comarcas do Interior

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está digitalizando os processos físicos em 50 comarcas do Interior do Estado. A ferramenta já funciona em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Aquiraz, Eusébio, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Baturité, Barbalha, Massapê e Senador Pompeu. A digitalização imprime maior celeridade processual, transparência, simplifica as rotinas de trabalho e possibilita maior efetividade da prestação jurisdicional.
O Sistema de Automação Judicial (SAJ) é a ferramenta que contribui para a implantação de processos digitais e incorpora facilidades para a automatização das rotinas jurisdicionais e administrativas. O procedimento está sendo feito pelo Núcleo de digitalização do Fórum Clóvis Beviláqua. O processo eletrônico e a digitalização de autos fazem parte do planejamento estratégico do atual Gestão (2019-2021) do TJCE.
VANTAGENS DA DIGITALIZAÇÃO
Além de agilizar os procedimentos, a digitalização de processos permite também a redução de custos com papel e descolamento. Os magistrados podem acessar os autos e realizar julgamentos sem precisar se fazer presente no Fórum ou Tribunal de Justiça. Através de senhas, as partes também acessam seus processos de suas casas sem a necessidade de dirigirem-se às unidades judiciárias.