Conteúdo da Notícia

Justiça do Ceará mantém média diária de mil acordos na Semana da Conciliação

Ouvir: Justiça do Ceará mantém média diária de mil acordos na Semana da Conciliação

A Justiça cearense já solucionou mais de quatro mil processos durante a Semana Nacional da Conciliação. Em quatro dias, o percentual de acordos no Estado está em 46%. Na Comarca de Fortaleza, 34% das audiências realizadas resultaram em conciliação. O número refere-se aos dados apurados até as 17h40 dessa quinta-feira (02/12).
De acordo com o titular da 7ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, Fernando Luiz Pinheiro Barros, a maioria das conciliações realizadas nas Varas Cíveis são referentes a revisionais de contrato e ao Seguro Obrigatório DPVAT.
A 11ª Vara Cível, por exemplo, tem obtido sucesso também com as ações de indenização. Nesta quinta-feira, a unidade judiciária homologou acordo entre L.P.M. e a Viação Siará Grande. A autora da ação foi vítima de atropelamento por um ônibus da empresa.
Às vésperas da Semana da Conciliação, a vítima recorreu à Vara solicitando que o processo fosse incluso na pauta de audiências. As partes concordaram com o pagamento de indenização no valor de R$ 14 mil.
CONCILIAÇÃO NO INTERIOR
Desde a última segunda-feira (29/11), quando teve início a Semana Nacional da Conciliação, foram realizadas 7.289 audiências nas Comarcas do Interior do Ceará. O número de acordos registrados, até as 17h30 desta quinta-feira (02/11), foi de 3.565, o que representa percentual de 48,92%.
O maior número de conciliações ocorreu no Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Iguatu. Na unidade, 265 das 387 audiências realizadas terminaram em acordo, ou seja, percentual de êxito de 68,48%. Em segundo lugar está a Vara Única da Comarca de Independência, que celebrou 178 acordos em 367 audiências, com percentual de sucesso de 48,50%.
A Semana Nacional da Conciliação deste ano tem como tema ?Conciliando a gente se entende?. A campanha segue até esta sexta-feira (03/12). A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Ceará, participam da ação o Tribunal de Justiça, o Fórum Clóvis Beviláqua e os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, além das Comarcas do Interior.