Conteúdo da Notícia

Julgamento de pistoleiro é adiado novamente

Ouvir: Julgamento de pistoleiro é adiado novamente

15.02.2011 Polícia
Adiado o julgamento do pistoleiro José Enilson Couras, o ?Courinha?. O homem, acusado de ter praticado pelo menos 100 assassinatos no Ceará, deveria ter sido julgado ontem pela manhã, no Fórum Clóvis Beviláqua. O adiamento da sessão foi a pedido da Defesa, que apresentou atestado médico.
Os advogados de ?Courinha?, André Felipe Cordeiro Braga e Thiago Lucas David de Carvalho apresentaram documento à 5ª Vara do Júri, informando que o réu estava impossibilitado de comparecer ao julgamento. A juíza Valência Aquino, titular da 5ª Vara do Júri, adiou o julgamento e remeteu o pedido ao Ministério Público. Depois da apreciação do documento pelo promotor público, será marcada nova data para o júri popular.
Crime
José Enilson será julgado pelo assassinato de Manoel Cândido Diniz. O crime foi em julho de 1983, no município de Iguatu. Por este crime, ele já foi julgado duas vezes. No primeiro júri, em junho de 1996, ?Courinha? foi condenado a 17 anos e seis meses em regime fechado.
O segundo júri foi em julho de 2004.O réu foi apenado a 15 anos de prisão. A defesa apelou das sentenças e o Tribunal de Justiça do Ceará acatou pedido, por considerar que os jurados foram contrários às provas dos autos. Por isso, determinou novo julgamento. O processo tramitava na Comarca de Iguatu, mas foi desaforado para Fortaleza pelo fato de Courinha ser considerado de alta periculosidade.