Conteúdo da Notícia

Juízes vão a Brasília para curso de mediação e técnicas autocompositivas

Juízes vão a Brasília para curso de mediação e técnicas autocompositivas

Ouvir: Juízes vão a Brasília para curso de mediação e técnicas autocompositivas

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), através de sua presidência, indicou os juízes Aluísio Gurgel do Amaral Júnior e Fernando Teles de Paula Lima como os representantes cearenses na segunda edição do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas. O curso acontece na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília-DF, para onde os juízes viajam nesta terça-feira (11/08).
O curso, que ocorre de 12 a 14 de agosto, terá representantes de todos os Tribunais de Justiça do País e a idéia dos organizadores é que os magistrados participantes se tornem multiplicadores ao retornarem a seus estados de origem. O juiz Fernando Teles, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Maracanaú, afirma que fará o melhor possível no aperfeiçoamento e na utilização das ferramentas que lhe serão apresentadas para, ao retornar, transmitir a seus pares o que assimilou.
?Estamos nos aproximando da Semana de Conciliação, que acontece em dezembro, e a cada ano o foco aumenta significantemente no sentido de se obter o maior número de conciliações possíveis. Este curso em Brasília é uma antecipação no treinamento dos magistrados a fim de otimizar os resultados da Semana de Conciliação?, afirmou o juiz Fernando Teles explicando um dos objetivos do treinamento na Enfam.
O juiz Aluísio Gurgel, titular da 20ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza, disse que está muito honrado com a indicação para o curso. Ele explicou que quando retornar, juntamente com o companheiro de curso, estarão em contato com a presidência do TJCE e com os dirigentes da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) para acertar como o aprendizado no curso em Brasília será repassado aos demais juízes cearenses.
No programa do curso, os magistrados discutirão sobre os mecanismos de resolução de conflito e possibilidades de composição, os métodos autocompositivos e heterocompositivos de resolução dos conflitos, as técnicas de composição de conflito baseadas nas negociações, os procedimentos, as técnicas e habilidades da mediação. Objetivando especificamente a reprodução dos conhecimentos no final do curso, será ministrado docência e gerenciamento de mediadores.