Conteúdo da Notícia

Juízes, promotores, advogados e defensores participam de audiência pública online realizada pela Ouvidoria do TJCE

Ouvir: Juízes, promotores, advogados e defensores participam de audiência pública online realizada pela Ouvidoria do TJCE

“Queremos ouvir quem está na ponta, queremos estar próximos e ouvir as observações da sociedade, dos servidores e magistrados das comarcas, para contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional”. Foi com essas palavras que a desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, ouvidora-geral do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), abriu a 2ª Audiência Pública deste ano, realizada nesta sexta-feira (09/07) com representantes das 11 comarcas que formam a 9ª Zona Judiciária.

A audiência, presidida pela ouvidora-geral, foi realizada de modo virtual e conduzida com o apoio da diretora do Fórum de Crateús, juíza Débora Ximenes, reunindo magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos; além do presidente da Câmara de Vereadores de Crateús, Deusimar Pontes, servidores das comarcas e advogados que atuam na região.

Durante o encontro, foram ressaltados a dedicação dos servidores do Judiciário, as soluções tecnológicas e o empenho dos advogados para orientar seus representados nas audiências virtuais durante a pandemia. “Essas iniciativas em conjunto possibilitaram o trabalho remoto, garantindo acesso à Justiça para a população cearense, colocando o Judiciário cearense na 9ª posição em produtividade no Brasil”, afirmou a juíza Débora Ximenes.

Na oportunidade, os representantes das comarcas se manifestaram e apresentaram suas demandas, como o excesso de atribuições e a carência de pessoal para atender a demanda crescente nos municípios. Concursos públicos para servidores, criação da figura do segundo assessor nos fóruns e campanha de comunicação para a divulgação de contatos do TJCE nas comarcas foram algumas das sugestões colocadas durante a audiência.

Ao final, a desembargadora Tereze Neumann se comprometeu a aprofundar, junto com as comarcas, alguns pontos levantados na reunião, destacando o compromisso e a boa vontade da Presidência do TJCE em acolher e atender, dentro do possível, as expectativas apresentadas nas audiências. “Todas as contribuições foram muito válidas. Quero dizer que fico pessoalmente acompanhando as demandas, e quem desejar pode entrar em contato direto com a Ouvidoria, para o devido retorno”.

Fazem parte da 9ª Zona Judiciária as comarcas de Poranga, Ipaporanga, Ararendá, Ipueiras, Nova Russas, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda, Tamboril, Monsenhor Tabosa e Independência.