Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher de Fortaleza reduz em 33 pontos percentuais taxa de congestionamento

Juizado da Mulher de Fortaleza reduz em 33 pontos percentuais taxa de congestionamento

Ouvir: Juizado da Mulher de Fortaleza reduz em 33 pontos percentuais taxa de congestionamento

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reduziu, em 33 pontos percentuais (pp), a taxa de congestionamento do Juizado da Mulher da Comarca de Fortaleza. O resultado foi possível com a atuação do Núcleo de Qualidade da Informação, que concluiu o trabalho no último dia 28, conforme a programação da primeira etapa do projeto.
De 26 de março deste ano (início das atividades) até o último dia 17, a referida taxa baixou de 78,98% para 45,35%. Esse indicador é utilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em relatórios comparativos entre os Tribunais.
A redução se deu, em grande parte, por meio da realização de mais de dez mil baixas, entre processos e procedimentos. O grupo atua para melhorar o fluxo de trabalho, com redução de filas e automação das atividades, com apoio do Departamento de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).
Para a titular do Juizado, juíza Rosa Mendonça, “a atuação do grupo possibilitou o real conhecimento do acervo da Unidade pois, muitas vezes, o processo já foi julgado mas ainda não foi baixado, e com isso a ação fica sendo contabilizada no acervo total. Por isso que é muito importante todo esse esforço que o Tribunal vem desempenhando nas unidades judiciárias.”
No saneamento dos dados, o Núcleo, que também recebeu apoio de servidores do FCB, atua de forma remota (a distância). O trabalho foi presencial no início para conhecer a estrutura do Juizado e conversar com as juízas Rosa Mendonça e Teresa Germana Lopes de Azevedo, respectivamente, titular e auxiliar da unidade judiciária, que fica localizada na avenida da Universidade, bairro Benfica, na Capital.
FUNÇÕES
O Núcleo de Qualidade da Informação, que integra o Plano Estratégico 2015/2020, faz a análise e o saneamento dos dados nos sistemas judiciais e presta orientações aos magistrados e servidores quanto ao registro das movimentações, assuntos e classes processuais adequadas. Foi criado pela Presidência do TJCE e está atuando em outras unidades.