Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher de Fortaleza participa de roda de conversa no bairro São Gerardo

Juizado da Mulher de Fortaleza participa de roda de conversa no bairro São Gerardo

Ouvir: Juizado da Mulher de Fortaleza participa de roda de conversa no bairro São Gerardo

Duas integrantes do Juizado da Mulher da Comarca de Fortaleza participaram de roda de conversa no Instituto Dr. Rocha Lima de Proteção e Assistência à Infância. O encontro ocorreu nessa quarta-feira (22/08), no bairro São Gerardo, na Capital, com a participação de mães que têm filhos beneficiados pela entidade.
A assistente social do Juizado, Jordeanne Guedes, e a estagiária da equipe multidisciplinar, Viviane Vasconcelos, esclareceram sobre os tipos de violência e o ciclo de agressão. Também houve apresentação musical sobre o assunto.
Na avaliação da juíza Rosa Mendonça, titular da unidade judiciária especializada, quanto mais informação for disponibilizada às mulheres, maior será a conscientização. “O conhecimento sobre a Lei Maria da Penha deve ser levado à sociedade em geral, para que a mulher sinta-se encorajada a denunciar e a romper com a situação de violência.”
A roda de conversa faz parte das comemorações pelos 12 anos da Lei Maria da Penha, celebrado em agosto, bem como da realização da XI da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. O Instituto Dr. Rocha Lima é uma associação beneficente de caráter filantrópico, sem fins econômicos.
PAZ EM CASA
Neste período (20 a 24 de agosto), o Judiciário do Ceará está concentrado na Semana da Justiça pela Paz em Casa. É o esforço de juízes, servidores, defensores públicos e promotores de Justiça para realizar o maior número possível de audiências (casos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher) e julgamentos de feminicídio (qualificadora do crime de homicídio quando a vítima é morta em razão da condição de gênero). Participam Juizado da Mulher, Varas Criminais e do Júri.
A mobilização ocorre em todo o Brasil, por iniciativa da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. A ação ocorre desde 2015, três vezes ao ano (em março, mês da mulher; agosto, aniversário da Lei Maria da Penha; e novembro, ativismo mundial em prol da causa).

GRUPOS REFLEXIVOS
No Ceará, o Juizado de Violência Doméstica de Fortaleza realizou, ao longo da Semana pela Paz em Casa, quatro Grupos reflexivos conduzidos por equipe multidisciplinar da Unidade. As abordagens foram feitas pela assistente social do Juizado, Jordeanne Guedes, para mulheres que têm processos na Unidade Judiciária e que desejam desistir da ação.
A finalidade é levar ao conhecimento do público feminino a Lei Maria da Penha, além de alertar sobre as consequências da desistência da ação penal e o ciclo da violência doméstica. “A ideia é promover o fortalecimento das mulheres que, na maioria das vezes, estão fragilizadas e não sabem a dimensão do que pode acontecer com o arquivamento processual”, disse a juíza titular, Rosa Mendonça.