Conteúdo da Notícia

Juíza Rosa Mendonça profere palestra  sobre a Lei Maria da Penha

Juíza Rosa Mendonça profere palestra sobre a Lei Maria da Penha

Ouvir: Juíza Rosa Mendonça profere palestra sobre a Lei Maria da Penha

A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza, proferiu, nesta terça-feira (06/11), palestra sobre a Lei Maria da Penha. O evento, realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz da Parangaba, contou com a participação da comunidade.

A ação faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que visa aproximar o Judiciário da sociedade. A palestra ocorreu durante reunião do Conselho da Parangaba de Apoio ao Ministério Público, que tem como coordenador o promotor de Justiça Edson Landim.

A magistrada apresentou o conceito, os tipos, o histórico, o perfil das vítimas, as motivações, as estatísticas e as consequências da violência contra a mulher, ressaltando que as agressões ocorrem em todas as classes sociais. Também abordou as mudanças decorrentes da Lei Maria da Penha, a necessidade da denúncia e o atendimento oferecido pelo Juizado.

“Nosso papel, enquanto sociedade, é ajudar a mulher a fazer a denúncia. Há toda uma rede de profissionais que pode ampará-la. Temos também que compreender a ambivalência de sentimentos dela, que está denunciando alguém muito próximo”, explicou a juíza, referindo-se ao fato de que o agressor, na maioria dos casos, é o próprio companheiro da vítima.

A aposentada F.C., de 65 anos, considerou os esclarecimentos muito úteis. Ela disse ter conhecido na prática a violência psicológica, até que resolveu denunciar o marido e terminar com o casamento.

A diretora da Escola General Eudoro Corrêa, Rita Cirino, que também participou do encontro, afirmou que pretende convidar a magistrada para conversar com os estudantes. “É muito bom que ela dê palestras para esclarecer as famílias. Há alunas que são agredidas, não denunciam e pedem transferência”, revelou.