Conteúdo da Notícia

Juíza Rosa Mendonça participa de campanha que apoia o fim da violência contra a mulher

Juíza Rosa Mendonça participa de campanha que apoia o fim da violência contra a mulher

Ouvir: Juíza Rosa Mendonça participa de campanha que apoia o fim da violência contra a mulher

A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado da Mulher da Comarca de Fortaleza, faz parte da Campanha 21 Dias de Ativismo: “A Mudança começa onde o silêncio termina”, que apoia o fim da violência contra a mulher. A iniciativa conta com uma exposição fotográfica estrelada pela cantora Daniela Mercury, a farmacêutica Maria da Penha, além da participação de cerca de 35 mulheres da Capital que têm histórico e militância na luta pelo enfrentamento à violência e pelos direitos humanos. A mostra teve início nessa quarta-feira (23/11), e segue até 1º de dezembro, no shopping RioMar Fortaleza, no piso L2.
A magistrada participou da abertura e destacou a relevância da ação, principalmente por estar voltada às mulheres vítimas de violência psicológica. “É importante voltar o olhar para esse tipo de violência, que é a mais nociva, uma vez que não se vê, porém deixa marcas na alma”, declarou.
A exposição tem o apoio do Instituto Avon, organização que está apoiando mais de 100 ações em todo o Brasil, como eventos artísticos, arte urbana, exposições fotográficas, entre outros, para engajar mais pessoas em favor da causa. Segundo o Instituto, as ações pretendem dar luz à questão da violência invisível, com o intuito de provocar uma mudança de comportamento.
CAMPANHA 21 DIAS DE ATIVISMO
A campanha faz parte da convocação da Organização das Nações Unidas  (ONU), que desde 1986, durante os meses de novembro e dezembro, convoca todos os países para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio da sua campanha mundial “16 dias de ativismo”, sempre com início no dia 25 (Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher), e término no dia 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos).
No Brasil, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começaram no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, sendo assim 21 dias de atividades.