Conteúdo da Notícia

Juíza alerta alunos de escola municipal sobre consequências do uso de drogas

Juíza alerta alunos de escola municipal sobre consequências do uso de drogas

Ouvir: Juíza alerta alunos de escola municipal sobre consequências do uso de drogas

Alunos da Escola Municipal José Ramos Torres de Melo, localizada na avenida Abolição, assistiram, nesta terça-feira (25/09), à palestra sobre prevenção de drogas. A juíza Rita Emília de Carvalho Rodrigues Bezerra de Menezes, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, falou sobre o assunto para alunos da 7ª, 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental.

A magistrada destacou que “dizer não” é a maneira mais eficaz para se afastar das drogas, como crack, ecstasy, heroína e maconha. “Minha mensagem é nunca experimentem, nunca comecem porque é um caminho sem volta”.

A juíza também alertou para o consumo de drogas lícitas, como o álcool. “Conheço casos de jovens que começaram bebendo socialmente nos fins de semana. Depois passaram para a maconha, cocaína e perderam completamente o controle”. As consequências desse processo são vidas destruídas. “O viciado destrói a si mesmo e se torna um problema para os que o amam”.

O estudante Daniel Silva, da 8ª série, ressaltou a importância da palestra. “Tivemos muitos esclarecimentos. Vi que não vale a pena, por mais que pareça atraente”. A aluna Luana Maciel, da mesma série, afirmou ter aprendido que as “drogas têm o poder de destruir o futuro. Então, devemos evitar esse caminho”.

A presidente do Conselho da Escola, Eliane Gomes de Sousa, representando o diretor, Francisco das Chagas Araújo Soares, considerou a iniciativa muito edificante. “Foi uma tarde de grande aprendizagem para todos”.

A servidora Patrícia Martins Silveira, secretária Especial de Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em exercício, entregou o certificado de palestrante à juíza Rita Emília de Carvalho.

O evento faz parte do programa Justiça e Cidadania, instituído pelo TJCE. A medida atende à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria de Planejamento, Clara Leonor Távora, está à frente do Justiça e Cidadania, que tem apoio da Assessoria de Cerimonial.