Conteúdo da Notícia

Juíza Alda Holanda fala sobre adoção no programa “Judiciário em Evidência”

Juíza Alda Holanda fala sobre adoção no programa “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Juíza Alda Holanda fala sobre adoção no programa “Judiciário em Evidência”

Os processos de adoção são tema de entrevista do “Judiciário em Evidência” que será exibido neste sábado (06/06), na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (07/06), na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (08/06), na TV Fortaleza, às 14h30. Quem fala sobre o assunto é a juíza Alda Maria Holanda Leite, titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, que há um ano é especializada no julgamento dessas ações.

A magistrada explica que o tempo de tramitação dos processos reduziu nesse período. Em alguns casos, a criança foi encaminhada para a família em cinco meses. O ideal, segundo a juíza, é que os processos sejam solucionados em no máximo um ano, para evitar mais sofrimento aos futuros pais e filhos. Além disso, quando existem irmãos a serem adotados, é priorizada a permanência deles na mesma família.

Alda Holanda ressalta que não é necessário estar casado para adotar. As pessoas interessadas precisam ingressar no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que consolida dados de todas as Varas da Infância e da Juventude. A magistrada ainda fala sobre as ações realizadas pelo Poder Judiciário para celebrar o Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio.

O “Judiciário em Evidência” traz ainda reportagem sobre o Termo de Cooperação Técnica firmado entre Poder Judiciário e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado para agilizar a emissão de exames de corpo de delito de processos da Lei Maria da Penha. O acordo foi assinado na última segunda-feira (01/06).

Tem também matéria de evento promovido nos dias 2 e 3 de junho, pela Escola Superior da Magistratura do Ceará, objetivando debater “Justiça Restaurativa para jovens em conflito com a lei”.

O público ainda vai conferir reportagem sobre o trabalho que os surdos realizam na Seção de Arquivo do Fórum Clóvis Beviláqua. Entre as atribuições está a higienização de cerca de 300 processos antigos, todo mês.

CANAIS

TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay

TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay

TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).

O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.