Conteúdo da Notícia

Juiz profere palestra sobre carreiras jurídicas para alunos de escola estadual

Juiz profere palestra sobre carreiras jurídicas para alunos de escola estadual

Ouvir: Juiz profere palestra sobre carreiras jurídicas para alunos de escola estadual

O juiz Francisco Biserril Azevedo de Queiroz, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Caucaia, proferiu, na tarde desta quarta-feira (10/10), palestra para alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado de Alagoas, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza.

Com o tema “Carreiras jurídicas, um caminho a escolher”, o magistrado explicou para os jovens as atribuições de juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público. Ele falou também sobre a importância do Poder Judiciário para a sociedade. Ao final, respondeu às perguntas dos estudantes.

“Na medida em que se leva o conhecimento sobre o papel da Justiça, desperta-se nos jovens o interesse na carreira jurídica”, destacou o magistrado. Para Juan Carlos Gomes, aluno do 1º ano, a palestra fez com que os alunos compreendessem mais sobre o Poder Judiciário e as leis.

A diretora da instituição de ensino, Escolástica Lisboa, considerou a visita importante. “Momentos assim criam uma grande oportunidade na vida desses jovens, porque eles passam a ver o que é possível conquistar com os estudos”.

A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A medida está em conformidade com a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções e atividades do Judiciário.

A coordenação do projeto está a cargo do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), com o apoio da Assessoria de Cerimonial do TJCE.