Conteúdo da Notícia

Juiz Luiz Bessa Neto agenda segunda reunião para tratar de fugas em unidades carcerárias

Ouvir: Juiz Luiz Bessa Neto agenda segunda reunião para tratar de fugas em unidades carcerárias

O juiz titular da Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza, Luiz Bessa Neto, participou de reunião na manhã desta quarta-feira (29/09) com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, e o secretário de Justiça e Cidadania, Antônio Luiz Abreu Dantas. No encontro, foram discutidas medidas a serem adotadas para evitar fugas nas unidades carcerárias do Estado.
A reunião, realizada no gabinete do secretário de Segurança Pública, durou cerca de quatro horas e contou também com a presença do coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo, do superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, e do comandante geral da Polícia Militar, Coronel William Alves Rocha.
Segundo o juiz Luiz Bessa, os debates foram importantes e terão continuidade na próxima segunda-feira (04/10), quando ocorrerá um novo encontro, às 9 horas, no mesmo local. ?Por uma questão de segurança, só após essa reunião conclusiva será divulgado o resultado das discussões?, explicou.
O magistrado solicitou a reunião nessa segunda-feira (27/09), em caráter de urgência, após ter sido noticiada a fuga de nove detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Caucaia, no último fim de semana. A intenção, segundo Luiz Bessa, é identificar medidas necessárias com o objetivo de evitar novas fugas e buscar soluções para os problemas detectados em inspeções realizadas pela Vara em 11 unidades prisionais. O relatório das visitas apontou, entre outras fragilidades, a carência de policiais militares para ocupar as guaritas externas e de agentes penitenciários para garantir a segurança interna das unidades.