Conteúdo da Notícia

Juiz Inácio Cortez substitui o desembargador Haroldo Rodrigues no TJCE

Ouvir: Juiz Inácio Cortez substitui o desembargador Haroldo Rodrigues no TJCE

O juiz de Direito de Entrância Final, Inácio de Alencar Cortez Neto, titular da 17ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, foi convocado para substituir o desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, que vai continuar integrando o colegiado de julgadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A substituição, designada pela Portaria nº 17/2010, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, será até o dia 30 de junho do corrente ano, data em que o desembargador Haroldo Rodrigues deverá retornar para o TJCE.
A vaga no STJ surgiu em decorrência da aposentadoria do ministro Paulo Benjamim Fragoso Galotti. O desembargador Haroldo Rodrigues ocupa o cargo desde o dia 3 de agosto de 2009. A renovação da substituição foi aprovada pelo presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha.
QUEM É ? Inácio de Alencar Cortez Neto é natural do Crato. É filho de José Peixoto de Alencar Cortez e Raimunda Bitu Cortez. Nasceu no dia 16 de abril de 1957.
Ingressou na magistratura cearense no dia 1º de setembro de 1986, como Juiz Substituto da Vara Única da Comarca de Araripe. Ainda em Araripe, o magistrado atingiu a vitaliciedade no dia 22 de agosto de 1989.
Por merecimento, Inácio Cortez foi promovido ? no dia 20 de junho de 1989 ? para a Comarca de Milagres. De Milagres, o juiz foi promovido, pelo critério de antiguidade, para a 4ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, assumindo o cargo no dia 16 de dezembro de 1992.
Em Fortaleza, o juiz Inácio Cortez exerceu suas funções jurisdicionais na 2ª Vara de Delito, Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes e na 17ª Vara Cível.