Conteúdo da Notícia

Juiz fala sobre o papel do Judiciário para alunos de escola pública de Fortaleza

Juiz fala sobre o papel do Judiciário para alunos de escola pública de Fortaleza

Ouvir: Juiz fala sobre o papel do Judiciário para alunos de escola pública de Fortaleza

Com o tema “o Judiciário e a Sociedade”, o juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, do 20º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, proferiu palestra para alunos do 1º ano do ensino médio. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (17/04), na Escola de Tempo Integral Visconde do Rio Branco, localizada no bairro Centro, na Capital.
Durante a apresentação, o magistrado falou sobre o papel, o funcionamento e a estrutura do Judiciário estadual para os adolescentes. Também explicou o trabalho desenvolvido por ele à frente do JECC. Destacou ainda a importância da leitura sobre a Constituição Federal. “Muito do que precisamos saber sobre nossos direitos e deveres está lá [Constituição], por isso seria muito importante que cada um de nós reservasse um pouco do nosso tempo para ler a Constituição”, disse.
Ao final da palestra, o magistrado respondeu a perguntas feitas por alunos, ressaltando a acolhida do tema por parte deles. “Eles demonstraram muita atenção e interesse com perguntas muito pertinentes”.
Para a diretora da instituição de ensino, Alnedi Costa Lima, o evento foi muito importante porque ajudou a responder aos questionamentos dos estudantes, principalmente pelas respostas terem sido dadas por um juiz, o que, segundo ela, teria “valorizado o momento”.
A iniciativa fez parte do programa “Justiça e Cidadania” do Tribunal, que promove palestras em escolas e visitas ao Palácio da Justiça. Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.