Conteúdo da Notícia

Juiz determina convocação imediata de aprovados em concurso da Secretaria de Saúde do Estado

Juiz determina convocação imediata de aprovados em concurso da Secretaria de Saúde do Estado

Ouvir: Juiz determina convocação imediata de aprovados em concurso da Secretaria de Saúde do Estado

O juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira, respondendo pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, determinou que o Estado proceda, imediatamente, à convocação, nomeação e posse de todos os candidatos aprovados no concurso público para provimento do cargo de nível superior não médico da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). A medida objetiva o cumprimento da sentença judicial proferida em 29 de março de 2010.
A decisão atende pedido apresentado, no último dia 16, pelo Ministério Público (MP) estadual, representado pela promotora de Justiça Isabel Pôrto. Segundo o processo, o Estado nomeou e empossou os 600 aprovados para o cargo de enfermeiro. Restam 482 vagas de outras dez especialidades.
Além disso, segundo o MP, o ente público prorrogou contratos, no valor total de R$ 11 milhões, com empresas terceirizadas para a contratação de profissionais destinados a exercer as mesmas funções contempladas no concurso público.
O juiz determinou que o Estado seja intimado para dar efetivo e imediato cumprimento à decisão, ?pois o descumprimento representa verdadeira afronta ao princípio da lealdade e boa-fé processuais, aos quais as partes estão subordinadas para o regular trâmite da lide?.
Caso não seja realizada a convocação, no prazo de 20 dias após o recebimento da intimação, o oficial de Justiça poderá dar voz de prisão em flagrante ao representante jurídico do Estado, por crime de desobediência, conforme estabelece o artigo nº 330 do Código Penal. Em caso de descumprimento, o ente público estará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil. A decisão é da última quarta-feira (24/08).