Conteúdo da Notícia

Juiz condena acusados de cultivar e traficar maconha no Município de Ipaumirim

Juiz condena acusados de cultivar e traficar maconha no Município de Ipaumirim

Ouvir: Juiz condena acusados de cultivar e traficar maconha no Município de Ipaumirim

O juiz João Pimentel Brito, titular da Vara Única da Comarca de Ipaumirim, condenou os réus Edimárcio Ildo Santos e Rogério Alves da Silva a 11 anos de reclusão. Já o comparsa deles, Ranyere Alves da Silva, foi condenado a 12 anos de prisão. Eles são acusados dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Segundo os autos (nº 182-41.2009.8.06.0094/0), em novembro e dezembro de 2008, policiais federais realizaram diligências em fazendas localizadas no referido município, distante 412 Km de Fortaleza. Na ocasião, os agentes apreenderam mais de duas toneladas de maconha.

Após investigações, foi apurado que os três faziam parte de uma quadrilha que praticava cultivo e colheita de maconha para produzir e traficar o entorpecente. Durante audiência de instrução e julgamento, os réus negaram participação nos crimes.

Ao analisar o caso, no último dia 28, o magistrado concluiu que “as provas dos autos são claras e atestam, sem dúvidas, que os acusados praticaram os delitos em comento”. Também ressaltou que “a materialidade dos crimes em questão encontram-se sobejamente caracterizada pelo auto de apresentação e apreensão, do laudo pericial definitivo realizado e pelos depoimentos de testemunhas, prestados de forma harmônicas, coerentes e uníssonas”.

O réu Ranyere Alves da Silva teve a pena aumentada em um ano por efetuar disparos contra os policiais no momento da abordagem no local. Todos deverão cumprir as penas em regime inicialmente fechado.