Conteúdo da Notícia

Judiciário saberá em 2010 qual seu novo desafio, diz presidente do CNJ

Ouvir: Judiciário saberá em 2010 qual seu novo desafio, diz presidente do CNJ

14.09.09
Ao abrir, nesta segunda-feira (14/09), a Semana Nacional da Conciliação em São Paulo, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, afirmou que em 2010 o Judiciário já poderá saber de fato qual é o desafio que tem pela frente, uma vez que terá sido alcançada a Meta 2 e, assim, reduzido sobremaneira a quantidade de processos existentes. A Meta 2, do plano de nivelamento do Judiciário, tem a proposta de julgar este ano todos os processos ajuizados até 31 de dezembro de 2005.
Para o presidente Gilmar Mendes, a atitude de lançar metas, desafios e trabalhar com a gestão é uma atitude que está modernizando não apenas o Judiciário como também o Ministério Público, as Defensorias Públicas e a administração pública como um todo. Segundo o ministro, até o momento já foram julgados quase 900 mil processos da Meta 2. Além disso, acentuou ele, 52% dos tribunais brasileiros já atingiram a referida meta ou tem menos de mil processos dessa natureza.
Durante a solenidade de abertura da semana de conciliação em São Paulo, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, o CNJ assinou dois acordos de cooperação técnica. O primeiro, com a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) e tribunais paulistas. O segundo foi firmado com a Prefeitura de São Paulo. Os acordos têm como objetivo, facilitar a transferência de informações entre esses órgãos e, dessa forma, acelerar o julgamento dos processos.
EN/ HC
Agência CNJ de Notícias