Conteúdo da Notícia

Judiciário realiza o maior número de leilões e partilhas dos últimos três anos

Ouvir: Judiciário realiza o maior número de leilões e partilhas dos últimos três anos

O Fórum Clóvis Beviláqua realizou 31 leilões e 82 partilhas em 2015, sendo o melhor resultado dos últimos três anos. Em 2014, por exemplo, foram feitos 18 leilões e 72 partilhas.
“Mesmo com a grande demanda e com uma equipe limitada numericamente, conseguimos produzir ótimos resultados no ano passado. Esperamos que esse ano seja ainda melhor”, disse Nice Ana Guimarães, servidora da Seção de Partilhas e Leilões da Comarca de Fortaleza.
O leilão tem o objetivo de oferecer e vender publicamente os bens do devedor – penhorados e devidamente avaliados pela Justiça – a interessado que arrematar pelo maior valor, para que, assim, o credor receba em dinheiro o seu crédito.
Para assistir a um leilão no Fórum, basta acompanhar as publicações no Diário da Justiça ou em um jornal de grande circulação. Porém, só podem participar efetivamente (dar lanços) maiores de 18 anos ou qualquer pessoa jurídica regularmente constituída e registrada.
Já a partilha de bens é executada por um partidor judicial. Nos processos de inventário em que ao menos um herdeiro é incapaz ou que não existe um acordo entre os beneficiários, o partidor faz a divisão dos bens do acervo hereditário.