Conteúdo da Notícia

Judiciário inicia 15ª Semana pela Paz em Casa para agilizar processos de crimes contra mulher

Judiciário inicia 15ª Semana pela Paz em Casa para agilizar processos de crimes contra mulher

Ouvir: Judiciário inicia 15ª Semana pela Paz em Casa para agilizar processos de crimes contra mulher

Começou na manhã desta segunda-feira (25/11), a 15ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais de Justiça do País, com o objetivo de priorizar os processos envolvendo condutas ou apuração de crimes relativos à Lei Maria da Penha (11.340/2006). A força-tarefa inclui todos os municípios do Brasil e ocorre mais intensamente nos juizados especializados.
No Ceará, uma solenidade no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza marcou o início da mobilização, que prossegue até o próximo dia 29. Para todo o Estado, foram agendadas 442 audiências, sendo 182 na Capital e as demais no Interior. O evento de abertura teve a presença das juízas Rosa Mendonça e Teresa Germana, respectivamente titular e auxiliar do Juizado, da diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Ana Cristina Esmeraldo, advogados, defensores e servidores.
ATENDIMENTO DIFERENCIADO
A juíza Teresa Germana explicou como será o atendimento do Juizado à população durante esta semana. “Além das audiências, o mutirão requer que haja despachos, sentenças, decisões. Dessa forma, até o dia 29, estaremos com uma divisão: eu, aqui fazendo exclusivamente as audiências, enquanto a juíza Rosa Mendonça dá andamento às decisões e despachos na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Couto Fernandes”.
Segundo a magistrada, a nova organização é necessária para facilitar a realização das audiências de instrução, custódia ou preliminares para as pessoas intimadas, devido ao elevado número de agendamentos e o tratamento especial que precisa ser dispensado nesses casos.
AVANÇOS
A Semana da Justiça pela Paz em Casa foi iniciada em 2015 e nesses quatro anos trouxe avanços significativos, alguns destes elencados pela juíza Rosa Mendonça. “Os maiores avanços são o grande número de processos analisados, dado andamento e julgados nesse período. O Tribunal de Justiça do Ceará tem chamado cada vez mais a atenção da sociedade para a questão da violência contra o público feminino. A nossa realidade como mulher é mais percebida e isso melhora as condições de trabalho para lutar nesta causa. Os Tribunais de Justiça do País inteiro estão mais mobilizados e apoiando as conquistas que as mulheres têm obtido ao longo desses anos”.
Segundo a juíza Ana Cristina Esmeraldo, a força-tarefa mostra que o Poder Judiciário se esforça para fazer seu papel de afirmar e criar movimentos favoráveis à discussão sobre os direitos da mulher. “Também cabe a nós que estamos trabalhando no sistema de Justiça, o dever de reafirmar que não é ‘mimimi’, como dizem agora. É a necessidade de preservar as conquistas árduas e sofridas, para que a gente consiga olhar um para o outro dentro da sociedade com respeito e dignidade que um ser humano merece, seja homem ou mulher”.

PELO FIM DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Ainda na manhã de hoje, a diretora do FCB acompanhou a juíza titular do Juizado até a Casa da Mulher Brasileira, onde aconteceu um ciclo de palestras e debates em torno dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero. O encontro e a data são significativos, pois o 25 de novembro é considerado Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
As magistradas participaram da abertura do evento, que contou com lideranças governamentais, classistas e representantes de entidades sociais que lutam pela igualdade de gênero. O objetivo é discutir, informar, conscientizar e convocar a sociedade para refletir sobre feminicídio e a violência sofrida pelas mulheres.