Conteúdo da Notícia

Judiciário inaugura mais duas salas específicas para ouvir depoimentos de crianças vítimas de violência

Judiciário inaugura mais duas salas específicas para ouvir depoimentos de crianças vítimas de violência

Ouvir: Judiciário inaugura mais duas salas específicas para ouvir depoimentos de crianças vítimas de violência

O Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) agora conta com três salas adequadas para ouvir crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Nesta quinta-feira (17/10), foram inauguradas mais duas salas de depoimento especial com estrutura física e equipe técnica capacitada para minimizar os traumas de quem sofreu abusos. Participaram da cerimônia, magistrados e operadores do Direito que atuam na área da Infância e Juventude.
Durante a solenidade, a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo, disse que ficou “feliz com os novos espaços porque sabemos que o resultado, na prática, é minimizar a dor de uma criança ou adolescente, e isso é uma grande motivação”. Também afirmou que os locais são “muito mais que salas de trabalho, são ambientes adequados para o acolhimento de vítimas”.
A magistrada ressaltou que será agilizada a prestação jurisdicional com a instalação do equipamento. “Teremos a possibilidade de realizar mais audiências e conseguir abreviar a espera dessas crianças, o que é um grande avanço”.
Para a juíza Mabel Viana, que coordena as Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza e o Grupo de Trabalho responsável pela implementação do depoimento especial, a inauguração representa “um marco histórico, que está começando pela Comarca de Fortaleza e, com certeza, vamos trabalhar para implantar no Interior do Estado”. Ela parabenizou o trabalho da Diretoria do Fórum na implantação das salas e destacou que os espaços servirão para as unidades de todas as áreas que precisarem realizar o depoimento especial.
DEPOIMENTO ESPECIAL
Consiste em um método de entrevista, realizado por equipe multidisciplinar especificamente capacitada para a função, com o objetivo de minimizar o trauma de relembrar os fatos pelos quais a criança ou adolescente passou.
O ambiente é devidamente preparado para oferecer segurança, privacidade e conforto. Dessa forma, o depoimento é colhido em espaço separado da sala de audiências. Durante a sessão, enquanto o jovem é ouvido pelo entrevistador, o juiz, promotor e defensor permanecem em outra sala acompanhando tudo em tempo real por meio de vídeo.

Os espaços foram projetados e estruturados em cumprimento à Lei nº 13.341/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.