Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” fala sobre os preparativos para a II Semana pela Paz em Casa

“Judiciário em Evidência” fala sobre os preparativos para a II Semana pela Paz em Casa

Ouvir: “Judiciário em Evidência” fala sobre os preparativos para a II Semana pela Paz em Casa

O “Judiciário em Evidência” desta semana vai mostrar os preparativos para a II Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorrerá de 3 a 7 de agosto deste ano. Quem fala sobre o assunto é a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará.

A magistrada disse que o foco do evento será a realização de audiências de julgamento. Para isso, foram promovidas reuniões com juízes de Comarcas que têm mais de cem processos relacionados à violência doméstica. Outro objetivo da semana é promover o maior número de sessões do júri cujo crime tenha ocorrido em decorrência de questões de gênero. Também ocorrerá prestação de serviços à sociedade no Fórum Clóvis Beviláqua.

A desembargadora falou ainda sobre o papel da Coordenadoria da Mulher na promoção de parcerias. Ela citou convênio com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para remessa virtual dos exames de corpo de delito diretamente ao Juizado da Mulher de Fortaleza. Além disso, a magistrada realizou viagens ao Interior para conhecer as dificuldade enfrentadas. Entre as demandas está a instalação de um Instituto Médico Legal (IML) na região do Vale do Jaguaribe.

O programa também traz reportagem sobre o projeto “Cozinha Mágica”, uma iniciativa das varas de Execução Penal de Fortaleza que tem engajado apenados no mercado de produção de alimentos. Fruto de convênio com a Secretaria da Justiça e Cidadania e empresas do ramo alimentício, o projeto tem o objetivo de promover capacitação e inclusão social. Todos os beneficiados trabalham com carteira assinada.

O “Judiciário em Evidência” mostra ainda o curso sobre Direitos Humanos, realizado na Escola Superior da Magistratura (Esmec). O juiz João Ricardo Costa, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, ministrou palestra de abertura, no dia 14 de julho. O curso, destinado a magistrados, teve carga horária de 25 horas/aula e abordou temas como tortura, violência de gênero e violência racial.

E no quadro “Além da Toga”, nosso personagem é o juiz Paulo de Tarso Nogueira. Voar de ultraleve faz parte da rotina do magistrado, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza. Ele pratica a atividade desde 2011.

O programa será exibido neste sábado (25/07), na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (26/07) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (27/07), na TV Fortaleza, às 14h30.

CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).

O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.