Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista sobre crimes virtuais

“Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista sobre crimes virtuais

Ouvir: “Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista sobre crimes virtuais

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista sobre crimes virtuais e dá dicas para você não cair em armadilhas quando estiver navegando na internet. O convidado é o advogado e professor Walter Aranha Capanema, diretor de Ensino a Distância da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e coordenador-geral do curso de extensão em Direito Eletrônico da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj).
O especialista explica que os crimes mais comuns são os de ódio, preconceito e contra a honra. “São muito fáceis de se fazer. Basta alguém criar um perfil falso ou até mesmo usar o seu próprio para ofender, escrever uma mensagem de calúnia, injúria, difamação”. Cópias das páginas servem como prova para vítima processar o responsável pelos ataques.
Ele ressaltou a importância de a polícia investir em tecnologia para a realização de perícia em equipamentos invadidos e para chegar até os responsáveis pelos crimes. Acrescentou que algumas vezes é necessária a infiltração de agentes para a realização de investigações desse tipo.
Entre as medidas a serem adotadas para evitar uma abordagem criminosa está a verificação da origem de mensagens recebidas por e-mail e aplicativos. O professor recomenda não clicar em links e alerta que bancos e o próprio Poder Judiciário não costumam utilizar esse tipo de comunicação. Ele ainda orienta fazer cópia dos dados armazenados no celular e no computador, instalar antivírus e não usar a mesma senha para acessar todas as contas.
O programa desta semana também traz reportagem sobre o curso de “Crimes na Internet”, ministrado por Walter Capanema nos dias 7 e 8 de junho, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Tem matéria sobre balanço do “Ronda Maria da Penha”, parceria entre Justiça Cearense e Polícia Militar que atualmente beneficia mais de 500 mulheres vítimas de violência doméstica no Ceará. O programa, implantado na Capital no ano de 2015, beneficia moradoras de 35 bairros e já foi levado aos municípios de Sobral, onde contempla toda a zona urbana, e Juazeiro do Norte, com 10 bairros atendidos.
Outro destaque desta edição é a programação promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para comemorar o Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Os alunos da Creche do Poder Judiciário participaram das atividades, que incluíram distribuição de mudas de plantas e demonstração de reciclagem de lâmpadas.
E no quadro “Talentos da Gente”, você vai conhecer um pouco da história do policial Antônio Roberto Genuca Júnior, da Assistência Militar do TJCE. Ele é goleiro de futebol de salão e vai representar o Brasil em um torneio, promovido pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), que será realizado na Rússia.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (16/06), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; nesta segunda-feira (18/06), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (19/06), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 48.1 digital aberto, 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.