Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” apresenta balanço do primeiro trimestre da Vara de Audiências de Custódia

“Judiciário em Evidência” apresenta balanço do primeiro trimestre da Vara de Audiências de Custódia

Ouvir: “Judiciário em Evidência” apresenta balanço do primeiro trimestre da Vara de Audiências de Custódia

A Vara Única de Audiências de Custódia de Fortaleza completou três meses de funcionamento no dia 21 de novembro. Para falar sobre os resultados alcançados nesse primeiro trimestre, o “Judiciário em Evidência” desta semana entrevistou a juíza Marlúcia Bezerra, titular da unidade.
A magistrada explica que outros quatro juízes auxiliam os trabalhos, possibilitando a realização de cerca de 40 audiências diariamente. Com o reforço, a Vara de Custódia conseguiu reduzir de seis meses para 15 dias o tempo de apresentação de presos em flagrante a um juiz.
Mas, segundo Marlúcia Bezerra, o objetivo é garantir que as audiências ocorram no prazo máximo de 24 horas. Para isso, estão sendo adotadas providências, como a transferência da Vara de Custódia para um prédio interligado à Delegacia de Capturas, no centro da Capital. O espaço foi cedido pelo Governo do Estado e já está passando pelas adaptações necessárias para que entre em funcionamento.
A entrevistada ressalta que, com a mudança, os magistrados poderão realizar audiências nos dois turnos: manhã e tarde. Por enquanto, as sessões ocorrem somente à tarde, devido à logística de transporte dos presos. Ela ainda salientou a importância do engajamento do Ministério Público do Estado e da Defensoria Pública, além dos advogados.
O programa desta semana traz reportagem sobre a X Semana Nacional da Conciliação, realizada entre 23 e 27 de novembro. No Ceará, foram agendadas mais de quinze mil audiências. Outro destaque é a parceria firmada entre o Judiciário cearense e os municípios de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana, para inserção de cumpridores de penas alternativas no mercado de trabalho.
O “Judiciário em Evidência” ainda tem matéria sobre palestra de prevenção ao câncer de próstata, ocorrida no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A atividade foi promovida pelo Departamento de Saúde e integra o “Novembro Azul”, movimento nacional de conscientização sobre a doença.
Esta semana também tem reportagem do quadro “Além da Toga”. Vamos falar sobre a corrida, esporte preferido da juíza Valeska Alencar Alves Rolim, titular da 10ª Vara de Família de Fortaleza.
O programa será exibido neste sábado (28/11), na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (29/11) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (30/11), na TV Fortaleza, às 14h30.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).