Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense já soma 5.291 acordos na Semana Nacional da Conciliação

Judiciário cearense já soma 5.291 acordos na Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Judiciário cearense já soma 5.291 acordos na Semana Nacional da Conciliação

A Semana Nacional da Conciliação no Ceará alcançou 5.291 acordos nos quatro primeiros dias da mobilização. Até as 18h desta quinta-feira (1º/12), o Judiciário estadual havia realizado 10.336 audiências. O índice de acordos é de 51,15%.
As varas do Fórum Clóvis Beviláqua e os Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) de Fortaleza fizeram 2.828 audiências, solucionando 1.142 casos. Na 25ª Vara Cível, por exemplo, foram agendados 485 processos para os cinco dias. Até agora, já ocorreram 196 sessões, com 78 acordos.
A maioria das ações envolve o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), revisão de contratos bancários, reintegração de posse e despejo.
O representante de vendas L.H.F.S. conseguiu entrar em consenso com a instituição financeira Dibens Leasing. ?Para mim, a conciliação valeu a pena, pois o processo não irá se prolongar por mais tempo. O bem ficou com preço melhor e houve também a redução dos valores das parcelas. Fiquei muito satisfeito?, ressaltou.
A titular da Vara, juíza Lira Ramos de Oliveira, afirmou que é gratificante ver o resultado desse esforço. Segundo a magistrada, a conciliação é o ?caminho mais eficaz e democrático?.
No Interior, o JECC da Comarca de Iguatu lidera as estatísticas, com 494 audiências e 371 acordos, o que representa 75,10% de entendimento entre as partes. Em segundo lugar, vem a Vara Única de Independência, que promoveu 478 sessões conciliatórias, com 344 acordos, ou seja, 71,97% de êxito.
Os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação foram iniciados na última segunda-feira (28/11) e seguem até esta sexta-feira (02/12).