Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense inicia Mês Nacional do Júri com mais de 450 julgamentos no Estado

Ouvir: Judiciário cearense inicia Mês Nacional do Júri com mais de 450 julgamentos no Estado

O Judiciário cearense deu início, nesta segunda-feira (3/11), ao Mês Nacional do Júri, para acelerar o julgamento de crimes dolosos contra a vida. A abertura ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). A inciativa, que se estende até o final de novembro em todo o Estado, contará com 455 sessões de julgamento, distribuídas por 98 unidades judiciárias, sendo 90 sessões na Capital e 365 no Interior. Mais de 680 jurados atuarão nas sessões. A força-tarefa reafirma o compromisso com a transparência e o fortalece a confiança da sociedade na Justiça.

Durante a solenidade, o representante Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), desembargador Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, destacou a atuação conjunta no mutirão. “Sabemos o impacto causado por um processo desses nas comarcas, e isso reflete uma necessidade de uma imediata resposta do Estado com relação a esses crimes. O número expressivo de sessões representa e consolida a parceria institucional dos órgãos integrantes do sistema de justiça no Ceará”, observou.

Também estiveram presentes na abertura o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto; as desembargadoras Vanja Fontenele Ponte e Silvia Soares de Sá Nóbrega; os desembargadores Mário Parente Teófilo Neto, Francisco Jaime de Medeiros Neto e Sérgio Luiz Arruda Parente; e a diretora e vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juízas Solange Menezes Holanda e Daniela Lima da Rocha, respectivamente. Além deles, estavam magistradas e magistrados com atuação direta no tribunal do júri, representantes da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), da Defensoria Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE).