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Judiciário cearense aperfeiçoa procedimentos e reduz de 60 para 35 dias tempo médio na tramitação de processos do 2º Grau

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Com foco no aperfeiçoamento da distribuição de processos, automatização de serviços e integração de ações e procedimentos, a Secretária Judiciária (Sejud) de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reduziu, no período de seis meses, de 60 para 35 dias (25 dias úteis) o tempo médio que os processos aguardam tramitação na unidade. O resultado foi divulgado durante o balanço do primeiro semestre da Gestão 2023/2025 do Tribunal, ocorrido na quarta-feira (02/08). A redução fica ainda mais acentuada se a comparação é feita com julho de 2021, quando a média era de 147 dias.

Outro dado positivo é a diminuição do acervo da Sejud 2, que passou de 27.597, em janeiro, para 21.972, em julho. O quantitativo representou uma redução de 20,38% no total de processos em tramitação na unidade.

O coordenador do Núcleo de Governança da Sejud 2, Tiago Nunes Carvalho, explica o trabalho feito para obter os resultados positivos. “Por meio da coleta, análise de dados de desempenho e disponibilização das informações através de painéis de BI [serviço de análise de negócios e análise de dados] foi possível identificar padrões, gargalos e pontos críticos nos fluxos de trabalho”.

O servidor destacou que os indicadores-chave de desempenho foram monitorados regularmente, permitindo uma avaliação objetiva do tempo médio de tramitação dos processos, o volume de processos e outros fatores relevantes. “Essa abordagem baseada em dados ofereceu insights valiosos sobre as áreas e atividades que precisavam de melhorias, possibilitando uma tomada de decisão mais fundamentada na implementação de soluções específicas. Com a análise de dados, a Sejud 2 foi capaz de se concentrar em áreas críticas, otimizando seus recursos e garantindo que as mudanças fossem direcionadas exatamente onde eram mais necessárias, resultando em ganhos significativos de eficiência e redução do tempo de tramitação dos processos”.

De acordo com a diretora de Apoio aos Órgãos Colegiados, Marta Maria Guilherme Batista, os dados obtidos “representam o esforço e o comprometimento conjunto dos gestores, servidores e estagiários da Secretaria Judiciária de 2º Grau, aliado à implementação de um conjunto de ações para enfrentar o constante crescimento do acervo em tramitação e o tempo de permanência dos processos na Sejud 2”.

A gestora ressalta que, primeiramente, foram projetadas melhorias nos fluxos de trabalho, eliminando etapas desnecessárias e simplificando procedimentos. “Simultaneamente, houve uma reorganização da força de trabalho, com alocação adequada de recursos humanos, permitindo o dimensionamento adequado das equipes, levando em consideração a carga de trabalho e a complexidade dos processos, o que proporcionou uma distribuição eficiente das atividades”.

Ela acrescenta que, “além disso, a incorporação de automações trouxe maior agilidade no trâmite processual. Essas medidas culminaram em significativas melhorias na redução do acervo em tramitação e no tempo de tramitação dos processos, resultando em maior eficiência e agilidade na Sejud 2″.