Conteúdo da Notícia

Jovens recebem certificado de conclusão de cursos

Ouvir: Jovens recebem certificado de conclusão de cursos

28.02.2010 fortaleza
Viviane Gonçalves – vivi@opovo.com.br
A estudante Natiely Lima, 16, estava toda orgulhosa. Na primeira fila do auditório do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara, neste sábado de manhã, ela aguardava receber o certificado de conclusão do curso de formação básica em computação gráfica. “É a realização de um sonho. Nunca teria condições em fazer um curso desses“, afirma.
Com direito a show de rock e música instrumental, cerca de 400 jovens participaram dos cursos básicos em áreas como informática, idiomas, música, teatro e dança, oferecidos pelo Cuca. A prefeita Luizianne Lins participou da cerimônia de entrega dos certificados.
Segundo a gerente do projeto Cuca, Carla da Escóssia, a demanda de novos alunos é crescente. “Vamos ampliar o leque de opções de cursos, com a formação em novas áreas e com uma carga horária maior“, diz. Ao longo de 2010, estão previstos mais três mil vagas para cursos de formação. As próximas matrículas ocorrem a partir do dia nove de março, quando serão ofertadas 890 vagas para 22 novos cursos, entre eles, curso básico de circo, design gráfico, e música instrumental brasileira, além da formação de atletas em esporte de quadra, ginástica rítmica e esportes aquáticos.
A estudante Alana do Nascimento, 15, concluiu o curso de leitura e escrita. “Antes não gostava de ler, mas sabia que precisava conhecer mais sobre a literatura brasileira“, comenta. Para o professor do curso de sonoplastia, Adoaldo Costa, os cursos de formação oferecem novas perspectivas de acesso aos jovens. “Muitos não sabiam o que era sonoplastia e hoje estão realizando spots“. É o que aconteceu com o o estudante Ermeson Justino, 17. Ele terminou o curso de informática e está prestes a entrar no mercado de trabalho. “Na segunda-feira vou fazer minha primeira entrevista. Aposto que sem o curso não teria conseguido essa oportunidade“, acredita.