Conteúdo da Notícia

Iniciado curso de Formação de Brigada de Incêndio para servidores do Fórum Clóvis Beviláqua

Iniciado curso de Formação de Brigada de Incêndio para servidores do Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Iniciado curso de Formação de Brigada de Incêndio para servidores do Fórum Clóvis Beviláqua

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a 8ª Seção do Corpo de Bombeiros, iniciaram, nesta segunda-feira (10/06), curso de Formação de Brigada de Incêndio para servidores do Fórum Clóvis Beviláqua. O treinamento, que tem duração de 20h/a, segue até esta sexta-feira (14/06), no período da tarde, no Auditório Agenor Studart.

Os objetivos são capacitar novos brigadistas e requalificar integrantes de equipes anteriores para formar uma brigada de 20 voluntários. O conteúdo abrange tópicos como primeiros socorros, prevenção e combate a princípios de incêndio, salvamento e conhecimento da estrutura física do local de trabalho.

A abertura contou com as presenças do diretor do Fórum, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, e do tenente coronel José Herlínio Dutra, chefe da Assistência Militar do Poder Judiciário, que destacou a relevância da iniciativa. “O treinamento aqui é muito valioso para a vida de cada um.Ao final do curso, vocês terão convicção de que serão outras pessoas”, disse.

As aulas estão sendo ministradas por integrantes da 8ª Seção: major Roberta Monteiro (comandante da 8ª Seção), capitão Jacques Braga, sargento Salviano Ribeiro e cabo Xisto Soares. Mensalmente, os brigadistas participarão de reuniões para visitas de inspeção às instalações do Fórum. A cada três meses, também passarão por curso de requalificação, com 4h/a.

O funcionário da 17ª Vara Criminal, José Adelbo Rodrigues, resolveu ser brigadista motivado pela experiência de mais de 10 anos como agente de proteção voluntário da infância e da juventude de Fortaleza. “Como trabalho em locais com bastante gente, é importante ter noções de primeiros socorros e combate a incêndio”, explica.

A capacitação já ocorreu, de 3 a 7 de junho último, na sede do TJCE e no Fórum de Maracanaú. De acordo com a major Roberta Monteiro, em julho está previsto para ocorrer nas comarcas de Caucaia, Maranguape, Eusébio e Aquiraz. No segundo semestre, beneficiará unidades judiciárias de 13 Núcleos Regionais do Interior do Estado.

PORTARIA

As brigadas de incêndios são formadas por grupos de funcionários voluntários que recebem treinamento apropriado para atuar na prevenção de incêndios, no combate ao princípio de incêndio, no atendimento de emergência pré-hospitalares, no controle de pânico e na execução de um plano de evacuação.

A Portaria nº 6/2004, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, exige brigadas em edificações e áreas de risco com tamanho superior a 750 metros quadrados ou com mais de dois pavimentos (exceto as edificações residenciais unifamiliares).